Novo tubarão pré-histórico descoberto em caverna dos Estados Unidos

Dente que teria pertencido a tubarão de aproximadamente 340 milhões de anos foi encontrado em um dos maiores sistemas de cavernas do mundo
Uma equipe de paleontólogos localizou um dente fossilizado que teria pertencido a uma espécie até então desconhecida de tubarão. O fóssil data de aproximadamente 340 milhões de anos e mede cerca de 1,3 centímetro. O material foi encontrado na Formação Ste. Genevieve, situada no Parque Nacional Mammoth Cave, no Kentucky, um dos maiores sistemas de cavernas do mundo. O local é conhecido por sua rica história geológica.
A nova espécie foi batizada de Macadens olsoni em homenagem ao cientista aposentado Rickard Olson, que desempenhou um papel significativo na documentação da abundância de fósseis de tubarões da Mammoth Cave. Acredita-se que estes animais pré-históricos atingissem apenas cerca de 30 centímetros de comprimento.
Os responsáveis pela descoberta explicam que a região, que fica a centenas de quilômetros de distância do oceano, era coberta por um mar quente e raso há milhões de anos atrás. Estas águas eram repletas de vida, incluindo os moluscos e outras criaturas que alimentavam o tubarão antigo. Essas conclusões são resultados da análise do fóssil identificado. Segundo os pesquisadores, os dentes do animal eram curvos e bem adaptados para esmagar as presas. Em comunicado, a equipe destacou que a descoberta ajuda a melhorar a nossa compreensão sobre a vida marinha antiga.
Essa descoberta não apenas aprimora nosso conhecimento dos antigos ecossistemas marinhos, mas também enfatiza o papel crítico da pesquisa paleontológica em nossos parques nacionais. Cada descoberta conecta o passado com o presente e oferece oportunidades educacionais inestimáveis para os alunos e o público”, explica Barclay Trimble, superintendente do Parque Nacional Mammoth Cave.
A nova espécie é apenas mais uma descoberta num dos sistemas de cavernas mais longos do mundo. A abundância de tubarões antigos identificados nas profundezas dessa região inclui uma espécie de 340 milhões de anos chamada tubarão-dente-de-prego. Apesar do pequeno tamanho, esse animal possuía uma mordida poderosa. Paleontólogos também identificaram os restos de um antigo crânio de tubarão. A descoberta impressiona pelo fato de que os esqueletos destes animais serem feitos de cartilagem, que não fica tão bem preservado quanto o osso com o passar dos anos.
Fonte: Olhar Digital