Mobilidade Tecnologia & Inovação

Trem-bala do Japão aguenta terremotos

O novo modelo em desenvolvimento promete trazer tecnologias revolucionárias para proporcionar ainda mais segurança aos seus usuários

Por Matheus Chaves

O E10 Shinkansen, que vai compor a linha Tohoku Shinkansen para transporte ferroviário no Japão, é um trem-bala que vem sendo desenvolvido em parceria pelas empresas East Japan Railway Company e a Tangerine. O veículo deve chegar ao mercado em 2027, trazendo um design mais futurista e tecnologias que prometem ser revolucionárias no setor ferroviário japonês. O novo trem-bala deve substituir os veículos E2 e E5, ligando Tóquio à região de Tohoku. O veículo traz novidades importantes. A seguir, veja quatro delas e surpreenda-se com as revoluções prometidas nesse novo veículo.

1. O trem-bala japonês aguenta terremotos
Para proporcionar mais segurança aos futuros passageiros do novo trem-bala, a East Japan Railway Company e a Tangerine estão trabalhando em um sistema para aguentar terremotos. Para isso, o projeto inclui um sistema de prevenção de descarrilamento, amortecedores laterais que auxiliam na absorção de vibrações durante terremotos e um mecanismo de redução da distância de frenagem.

2. A velocidade máxima ultrapassa 300 km/h
Conforme informações das duas fabricantes do novo trem-bala japonês, o veículo poderá alcançar a velocidade de 320 km/h durante as viagens. Para efeito comparativo, saiba que um trem-bala costuma atingir máximas de 250 a 300 km/h.

3. Possui pinturas nas partes internas e externas
Outra grande inovação está na pintura, pois em sua parte externa ela foi feita para homenagear as regiões onde o veículo passa, trazendo, assim, cores com inspiração em litorais e florestas do Japão. As principais cores são os tons de verde, que fazem referência às florestas e as nuances de rosa colocadas em linhas curvas, gerando uma conexão entre os vagões e formando pétalas de flores de sakura.

4. Há diferentes tipos de trem-bala
Essa é uma curiosidade interessante em relação à linha Tohoku Shinkansen. De acordo com o portal Japan RailPass, há diferentes tipos de trens que operam nela.

São eles:
🔹 Hayabusa Shinkansen, considerado o mais rápido da linha por atingir até 320 km/h;
🔹 Hayate Shinkansen, responsável por circular entre Tóquio e Morioka;
🔹 Yamabiko Shinkansen, o qual vai de Tóquio para Morioka e Sendai, no norte;
🔹 Nasuno, que param em todas as estações entre Koriyama e Tóquio, sendo considerados os mais lentos da linha;
🔹 Komachi Shinkansen, veículos acoplados aos Hayabusa quando viajam entre Tóquio e Morioka.

Fonte: Olhar Digital

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish