Exército dos EUA quer transformar ar em água

De acordo com o exército, o sistema facilitaria a logística e a segurança das tropas em lugares remotos
Por Pablo Nogueira
O exército dos EUA anunciou uma parceria com a empresa AirJoule para desenvolver uma tecnologia capaz de transformar ar em água. A iniciativa faz parte de um acordo de três anos entre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Exército dos EUA e a AirJoule Technologies Corporation. A parceria vai integrar a tecnologia de extração de umidade da AirJoule com um lançamento recente dos EUA chamado “nanogrid”.
O nanogrid é um sistema de energia autossuficiente que usa hidrogênio como combustível, operando de maneira silenciosa e independente da rede elétrica. Desse modo, o exército dos EUA quer integrar a tecnologia da AirJoule para desenvolver um método sustentável de fornecimento de água usando o ar em regiões onde as fontes de água são escassas.
Em um comunicado, o CEO da AirJoule, Matt Jore, afirmou que a tecnologia da empresa pode operar em vários ambientes. “Acreditamos que esta colaboração vai ajudar a criar uma fonte confiável de água potável para nossas tropas”, afirmou.
O sistema da AirJoule, de acordo com a empresa, é uma nova abordagem à geração de água, funcionando como desumidificador de alta tecnologia. Usando redes metalorgânicas que absorvem mais de 50% do seu peso em vapor de água, o sistema demanda pouca energia para transformar ar em água.

A eficiência energética é, portanto, ideal para o uso em campo, sobretudo em locais onde os sistemas tradicionais de purificação são muito complexos ou dependem de fontes já existentes. O exército dos EUA cita exemplos históricos para destacar a importância do sistema que transforma água em ar. Na Segunda Guerra, tropas norte-americanas no Pacífico se contaminaram devido a sistemas inadequados de fornecimento de água.
Apesar de haver unidades militares com sistemas modernos para purificação de água, a dependência por filtros e aditivos químicos desacelera o processo. Por outro lado, como o sistema da AirJoule depende somente do ar do ambiente, o exército dos EUA considera priorizar a tecnologia em lugares áridos. Caso dê certo, a tecnologia pode revolucionar a logística militar, reduzindo a necessidade de transportar água em zonas de combate. Além disso, a técnica de transformar ar em água pode ampliar o alcance operacional do exército dos EUA.
Fonte: Giz Brasil










