Congresso on-line e gratuito reúne 24 escritores para ampliar a leitura de livros escritos em português

Evento acontece de 4 a 8 de julho dentro da programação da 26ª Bienal do Livro de São Paulo

O Congresso Internacional de Leitura 2022 (Coninler) reunirá, de 4 a 8 de julho, 24 escritores e artistas de países de língua portuguesa em várias lives gratuitas e on-line, a partir de 19h (horário de Brasília). O tema deste ano do evento — que acontece dentro da programação da 26ª Bienal do Livro de São Paulo — é “Ler é preciso! O livro e a leitura em língua portuguesa além das fronteiras” e tem, como o próprio nome aponta, toda a programação voltada ao universo dos livros, da literatura e da leitura no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Inscrições gratuitas no site: www.observatoriodolivro.org.br
Já na abertura, o convidado é o autor português Valter Hugo Mãe, seguido por Laurentino Gomes e Auritha Tabajara, conhecida por ser a primeira cordelista indígena do Brasil. As atrações continuam no decorrer da semana com nomes brasileiros como Ignácio de Loyola Brandão, Cidinha Silva, Nélida Piñon, Mario Sergio Cortella, Pedro Bandeira, Marina Colassanti, Walcyr Carrasco, Daniel Munduruku, e mais. Entre os estrangeiros estão Teolinda Gersão e Lídia Jorge.

Com três atrações diárias e 12 horas de programação, o Coninler é realizado pelo Observatório do Livro, que integra a CPLP como Observador Consultivo. E espera reunir, durante os cinco dias, um público formado por professores, bibliotecários e estudantes dos países-membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
As mediações são de Galeno Amorim, atual presidente do Observatório e ex-presidente da Biblioteca Nacional do Brasil, e da jornalista Carla Pavão. Para se inscrever, basta acessar https://observatoriodolivro.org.br/coninler.

Fonte: Revista Educação