Educação

Das escolas privadas de educação básica, 12% são filantrópicas. No ensino superior chegam a 11%

Informações constam na pesquisa do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas

Das escolas privadas de educação básica, quatro mil 961 são filantrópicas (12% da rede particular), aponta a pesquisa realizada em 2020 pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif). São creches, educação infantil, fundamental e médio. Os dados foram extraídos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No ensino superior, são 286 instituições filantrópicas, que formam 11% do total.
Em 2020, o Censo Escolar apontou matrículas de 1.569.315 crianças, 18% do total de alunos da rede privada. No ensino superior foram 990.563 estudantes, significando 12% do total. Segundo o Fonif, foram beneficiados 778 mil alunos, sendo 51 mil sem qualquer pagamento. E houve distribuição de 304 mil bolsas de estudo na educação básica.

No ensino superior, mais de 420 mil alunos estavam matriculados em 2019 por meio de bolsas de estudos oferecidas pela instituição e pelo ProUni (Programa Universidade para Todos). Segundo o mesmo estudo, a nota média dos alunos foi 17% maior (índice de 1,17) que os demais da educação básica. No ensino superior os estudantes das filantrópicas ficaram 3% abaixo.
O Fonif informa que o cálculo da contrapartida na área de educação considera o retorno total do valor da prestação de serviços das instituições na comparação com a imunidade tributária. No caso, o retorno foi de 19 bilhões de reais — quase cinco vezes maior que a imunidade tributária de quatro bilhões.

Fonte: Revista Educação

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish