A quarta-feira de cinzas inaugura a quaresma!

Chegamos à Quarta-feira de Cinzas. Mas, você sabe o que isso representa? Para os Cristãos, que exercem sua fé na Igreja Católica, a Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia depois do Carnaval e vem inaugurando o Tempo da Quaresma

Durante quase uma semana estivemos mergulhados em uma de nossas maiores festas populares. Afinal, o Brasil é o ‘País do Carnaval’. Algumas pessoas foram para os blocos, outras correram atrás dos trios. Alguns clubes trouxeram os tradicionais bailes. Teve gente que desfilou em escola de samba. Há aqueles que preferiram mergulhar em alguma praia longe da revoada carnavalesca. E há também os que se retiraram em oração com o grupo da igreja. Ah, teve também um grupo que, numa espécie de retiro on-line, preferiu o Encontro da Nova Consciência, que já está em sua 32ª edição.

Para uns foi uma semana de descanso, para outros de oração ou retirada. Mas para muita gente foi a semana de ganhar um dinheirinho. Isso mesmo, de aumentar a renda. Casas e sítios foram alugados. Houve aumento de faturamento naqueles lugares pacatos que têm a população aumentada em até seis vezes nessa época. E ainda bem que a chuva deu uma trégua e o sol apareceu por aqui. E que sol!!!!

E apesar de toda a alegria no nosso Estado do Espírito Santo, não vamos passar indiferentes à tragédia vivida no Litoral de São Paulo, que por sinal é lindíssimo. Fico imaginando a Vila de São Sebastião, com aqueles casarões históricos, seu artesanato de conchas e sua gente acolhedora. A porta de entrada para Ilha Bela passou o Carnaval triste, chorando pelos mortos e desaparecidos e pela insensibilidade de comerciantes que, ao invés de praticarem a solidariedade, aproveitaram-se da tragédia para realizar uma verdadeira extorsão com a venda de produtos de higiene, alimentos e água.

Lembrei-me de quando estive na Itália e fiquei encantada com a relação daquele País com a água. Lá, há bicas espalhadas por todo lugar. Ao contrário do que ocorre aqui no Brasil, que quando chegamos em algum lugar e pedimos água potável não comercializada somos criticados, os restaurantes de lá e outros locais de comércio devem obrigatoriamente ter água potável para oferecer a seus clientes. Isso Mesmo! Não é preciso comprar água potável na Itália. Você pode ter a sua garrafinha e enchê-la de água na rua ou em algum comércio. Mas, em São Paulo, um litro de água chegou a custar R$15,50. E as pessoas sequer tinham dinheiro, já que a tecnologia nos empurrou para o uso de cartões ou PIX, que o desastre ambiental não permitiu acessar.

Mas deixando o litoral paulista e sem esquecer o incidente na ponte pênsil entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o resto do Brasil parece ter se divertido bastante. E agora, os foliões já deixaram suas fantasias e pegaram a estrada de volta para casa. Chegamos à Quarta-feira de Cinzas. Mas, você sabe o que isso representa? Para os Cristãos, que exercem sua fé na Igreja Católica, a Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia depois do Carnaval e vem inaugurando o Tempo da Quaresma.
Na quarta-feira pós-carnaval, os Católicos realizam procissões e celebram cultos, onde são utilizadas cinzas para riscar na fronte de suas cabeças o formato de uma cruz. As cinzas recebidas neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão e de mudança de vida, lembrando que a vida é transitória, efêmera e frágil.

O versículo bíblico que representa a festa litúrgica está em Gêneses 3:19 que, em sua segunda parte, menciona “você é pó e ao pó voltará”. Ao mesmo tempo em que nos traz à lembrança da morte, nos faz recordar de onde viemos e para onde vamos, e aqui a celebração é de vida.

Com a Quarta-feira de Cinzas, inicia-se a Quaresma: um tempo de 40 dias (excluindo os domingos) ou 46 (contando com os domingos), em que a Igreja Católica recomenda o jejum. Este sacrifício serve para indicar que não devemos ser escravos do mundo e representa um chamado para retomar o controle de nossa vida.

Nesta quaresma eu farei Jejum de trigo e de julgar as pessoas. Convido você a iniciar, junto comigo, uma quarentena de jejum que nos faça contritos e nos leve para as coisas do Alto. Vamos? Mas não vale jejum de Café Coado, hein!
Envie-me uma mensagem para colunacafecoado@gmail.com e conte-me: Você fará jejum de quê?