Buraco mais profundo da Terra revela pistas sobre evolução do planeta

Buraco atingiu 1,2 quilômetro no fundo do mar. Análises microscópicas das rochas coletadas do manto
Um estudo publicado em 2024 revelou que uma equipe internacional de cientistas cavou o buraco mais profundo da Terra, chegando a 1,2 quilômetro no fundo do mar. A expedição responsável aconteceu entre abril e junho de 2023.
Com o feito, os pesquisadores conseguiram recuperar amostras do manto terrestre, capazes de fornecer pistas importantes sobre essa evolução da camada terrestre. A perfuração aconteceu a bordo da plataforma JOIDES Resolution, na região do Maciço Atlantis, na cordilheira submarina a oeste da Dorsal Mesoatlântica. Foi 1,2 quilômetro no fundo do mar.
Na região, rochas do manto terrestre ficam expostas, facilitando a coleta e estudo. A equipe reuniu 886 metros de material rochoso da camada terrestre, uma taxa de sucesso impressionante para a empreitada. Isso porque expedições anteriores conseguiram coletar 200 metros de material.
Ao site New Scientist, Johan Lissenberg, autor principal da pesquisa, revelou que a intenção era perfurar 200 metros do manto. No entanto, o processo deu tão certo que a equipe decidiu continuar, culminando no buraco mais fundo da Terra.
O estudo foi publicado em 2024 e tem grande potencial nas descobertas sobre o interior do planeta. No entanto, o governo dos Estados Unidos encerrou o financiamento das operações da JOIDES Resolution, o que deve impactar nesse tipo de pesquisa daqui para frente.
Fonte: Olhar Digital