Cultura

Após nove décadas, romance desconhecido de escritor alemão é publicado

Romance de Sebastian Haffner é ambientado nos últimos dias da República de Weimar, antes de Hitler chegar ao poder na Alemanha

Por Éric Moreira

Recentemente, foi publicado, na Alemanha um romance até então desconhecido de Sebastian Haffner, um dos jornalistas mais influentes do pós-guerra da Europa. ‘A Partida‘ foi escrito há mais de nove décadas, mas só foi publicado agora, após os filhos do autor descobrirem o manuscrito em sua mesa — e já está entre os livros mais vendidos do país.
Haffner, que ficou conhecido principalmente por capturar o espírito inebriante, porém frágil, dos últimos dias da República de Weimar — antes da ascensão de Adolf Hitler ao poder — fugiu da Berlim nazista com sua noiva judia em 1938 e, logo em 1940, ficou conhecido com a obra ‘Alemanha: Jekyll e Hyde’. Segundo o The Guardian, o próprio Winston Churchill indicou essa leitura ao seu gabinete, para compreender melhor a ameaça nazista.

No Reino Unido, Haffner mudou seu nome para Raimund Pretzel, com a intenção de proteger sua família que ainda vivia na Alemanha, e passou a trabalhar como jornalista em Londres para o Observer. Nessa época, ficou reconhecido como um dos principais analistas do nazismo e do que levou Hitler ao poder, até que, em 1954, retornou para Berlim para o Observer e, eventualmente, tornou-se colunista de destaque na revista Stern.

Seu filho, Oliver Pretzel, hoje com 86 anos, disse que durante anos a família teve dúvidas se lançaria ‘A Partida’, desde a morte do pai em Berlim, aos 91 anos, em 1999. A princípio, eles ficaram preocupados por esta obra ser uma história de amor, que poderia parecer muito superficial e ofuscar a reputação de Haffner como um comentarista relevante.

Minha irmã não achou o romance muito bom”, disse Pretzel ao Süddeutsche Zeitung. “Inicialmente, eu compartilhava um pouco dessa opinião. Mas quando o reli e comecei a traduzi-lo para o inglês, de repente percebi como ele é engenhosamente construído”.

Embora os irmãos Pretzel tivessem receio em publicar a obra, o lançamento se mostrou um sucesso de crítica. Com 181 páginas, a obra foi chamada de “uma dádiva literária” por críticos, além de ser mencionada por ter “um texto incrivelmente rápido, leve e vibrante” e por ser “um belo livro de brilho juvenil e de grande impacto emocional”.

O livro é ambientado no último dia de uma estadia de duas semanas em Paris, e acompanha o protagonista, Raimund, um aprendiz de advogado, e seu interesse amoroso, Teddy, uma mulher que havia deixado Berlim em uma época em que “a crise ainda não havia sido inventada”, antes de ele precisar retornar a Berlim tomada por uma crescente sensação de medo e incerteza política.

Esse romance, por sua vez, reflete a mesma consciência histórica que espantou e fascinou o mundo em outra obra póstuma de Haffner, ‘História de um Alemão’, escrito em 1939 e publicado pela primeira vez em 2000, que foi especialmente elogiado por seu escrutínio perspicaz e creditado por extinguir as várias afirmações de contemporâneos de Haffner de desconhecimento dos crimes nazistas.

Segundo o The Guardian, acredita-se que a personagem Teddy tenha sido inspirada em Gertrude Joseph, uma judia de Viena por quem Haffner se apaixonou, e que acabou na Suécia. Vale mencionar que os dois mantiveram contato até o fim de seus dias, e vinte cartas dele para ela foram encontradas em sua posse após sua morte.

[A Partida] completa o quadro histórico que Haffner nos apresentou em seus… escritos históricos, pois descreve a causa raiz da dor em que se apoiam seus livros posteriores, de tudo o que se perdeu de uma boa Alemanha — cosmopolitismo, tolerância e humanidade. O próprio Haffner enfatizou repetidamente que a história se desenrola em micro-histórias particulares que, juntas, compõem uma história mundial maior. Em ‘A Partida’, ele expôs essa ideia central”, escreveu o crítico literário Volker Weidermann em um epílogo do romance.

Fonte: Aventuras na História

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish