Saúde

O que é perimenopausa e quais são as consequências na vida da mulher?

Entenda mais sobre a fase pouco falada que marca o início da transformação no corpo da mulher

Por Isabella Bisordi 

A menopausa é um termo conhecido por muitas mulheres. Representa o fim da fase reprodutiva e é diagnosticada após 12 meses consecutivos sem menstruação. Em geral, ela ocorre entre os 45 e 55 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas antes dela chegar, existe uma etapa tão importante quanto e, até pouco tempo, pouco discutida: a perimenopausa.
É o período de transição em que os níveis hormonais começam a flutuar e diminuir gradualmente. Isso sinaliza que o corpo está se preparando para a menopausa. Essa fase pode durar de alguns meses a vários anos e costuma chegar sem alarde, mas com uma série de sintomas que impactam diretamente a qualidade de vida da mulher.

Sono ruim, ondas de calor, ansiedade, lapsos de memória, alterações de humor e menstruações irregulares estão entre os sinais mais frequentes, segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. Um estudo publicado na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology revelou que cerca de 40% das mulheres enfrentam afrontamentos e suores noturnos de forma moderada à grave durante essa fase.

O problema? Muitas vezes, esses sintomas são confundidos com outras condições, como depressão, ansiedade, fibromialgia ou artrite. Sem exames específicos para diagnosticar a perimenopausa, é comum que as mulheres se sintam perdidas ou até desacreditadas, o que aprofunda o sofrimento. Durante muito tempo, a perimenopausa ficou à margem das conversas sobre saúde feminina, o que levou muitas mulheres a se sentirem confusas e sozinhas.

O tratamento mais comum para os sintomas da perimenopausa é a Terapia de Reposição Hormonal (TRH), que repõe estrogênio e progesterona — os dois hormônios que naturalmente diminuem nessa fase. No entanto, é importante destacar que não existe uma receita única para todas as mulheres. O fundamental é conversar com um profissional da saúde e encontrar o tratamento ideal para sua realidade.

Uma nova forma de enxergar essa fase
Com o crescimento das redes sociais, muitas mulheres passaram a falar sobre o assunto com mais abertura, e encontraram acolhimento e pertencimento. Normalizar a perimenopausa é também dar espaço para que as mulheres conheçam seus corpos, cuidem de sua saúde emocional e física e não se sintam invisíveis em um momento de tantas mudanças. A boa notícia é que, com informação, apoio médico adequado e conversas francas, é possível atravessar essa fase com mais leveza, consciência e acolhimento. Porque envelhecer é natural, e cuidar de si nesse processo é um ato de amor-próprio.

Fonte: Bons Fluidos

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish