Robô inspirado em semente voa 26 minutos com uma asa só

É uma simplicidade digna da natureza, mas a versão humana levou 10 anos para ser “copiada”
As sâmaras, as sementes da árvore bordo, descem espiralando rumo ao chão graças a uma asa membranosa que lhe dão uma propriedade aerodinâmica que diminui sua velocidade de descida, dando tempo para que o vento as leve para longe da árvore-mãe.
Cai Xinyu e colegas da Universidade de Design e Tecnologia de Cingapura vêm trabalhando há anos para copiar esse projeto da natureza, criando um robô biomimético que possa tirar proveito da aerodinâmica das sâmaras de modo mais eficiente.
E agora eles bateram todos os recordes: o monocóptero de 32 gramas paira com controle totalmente automático por 26 minutos, superando em muito todos os drones biomiméticos já inventados — o tempo de voo só é limitado pela duração da bateria.
Alçar voo torna-se cada vez mais ineficiente à medida que reduzimos a escala. Drones pequenos costumam ter baixa resistência porque suas hélices pequenas geram empuxo limitado e, ainda assim, consomem energia significativa. Nosso objetivo era superar essa limitação,” disse o professor Foong Shaohui, coordenador da equipe.
Por sorte, a natureza já havia resolvido o problema. Mas foram necessários 10 anos de trabalho para que a equipe conseguisse copiar os detalhes da sâmara: “cada parte de uma semente de bordo contribui para a sustentação. Nos inspiramos nesse princípio e construímos uma fuselagem onde nada é desperdiçado”, disse Shaohui.
Clique aqui para ver a matéria completa.
Fonte: Inovação Tecnológica