Por que adolescente sente tanto sono?

Muitas famílias se preocupam porque os adolescentes são capazes de dormir por longos períodos. Especialista explica
Por Vanessa Lima
Quando nasce um bebê, os pais ficam de cabelos em pé e olheiras profundas por causa da privação de sono. A pergunta é: por que essa criança não dorme? Acontece que, depois de alguns anos, quando chega a adolescência, a preocupação vai para o outro extremo: por que meu filho dorme tanto? Será que é normal?
Aparentemente, as inquietações dos pais nunca terminam, mas se transformam ao longo dos anos. De fato, é muito comum a percepção de que os adolescentes sentem mais sono. Mas, na verdade, eles não dormem por mais tempo, mas mudam o horário do sono. Quem explica é a hebiatra Luiza Silva, pediatra especialista em adolescentes e orientadora parental de Palmas (TO).
Os adolescentes passam por diversas mudanças hormonais e sociais que impactam diretamente no horário em que sentem sono. Uma das principais mudanças hormonais altera o horário de latência de sono, fazendo com que a melatonina, hormônio responsável por causar sonolência, seja liberado mais tarde. Isso faz com que queiram dormir até mais tarde”, explica. Por isso é tão difícil acordar no horário da escola ou fazer outras atividades matutinas.
A especialista também lembra que, em comparação com a infância, a vida social dos adolescentes é mais movimentada. Eles passam a ter mais demandas, o que pode fazer com que desejem ficar acordados até mais tarde.
O grande desafio é equilibrar a fisiologia, o funcionamento do corpo, com as necessidades enquanto ser social, para que o adolescente não entre em privação de sono e acabe sofrendo consequências que vão além do cansaço físico. A privação de sono está relacionada a transtornos de saúde mental, mais comportamentos de risco, sedentarismo e alterações hormonais”, alerta.
Mesmo diante das transformações na vida do adolescente, é importante que a família busque manter uma rotina de sono, com horários estabelecidos para o descanso. Reduzir as luzes da casa e o uso de telas quando a hora de dormir se aproxima são atitudes fundamentais.
Fonte: Crescer









