Loba-cinzenta é avistada em Los Angeles após quase um século sem registros
Loba-cinzenta percorreu mais de 800 quilômetros, atravessando montanhas, deserto e rodovias, até chegar a Los Angeles, onde foi avistada
Por Giovanna Gomes
Uma loba-cinzenta percorreu mais de 800 quilômetros, atravessando cadeias montanhosas, áreas desérticas e grandes rodovias em busca de um parceiro, até ser avistada no condado de Los Angeles no último sábado, no que vem sendo considerado o primeiro avistamento da espécie na região em quase cem anos. O episódio é mais um indicativo do avanço na recuperação dos lobos-cinzentos na Califórnia. Nativo da região, o animal foi exterminado por caçadores e armadilheiros na década de 1920, segundo o portal GLOBO. “É um marco”, afirmou Axel Hunnicutt, principal biólogo especializado em lobos do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia.
Os lobos obviamente retornaram à Califórnia”, disse Hunnicutt no domingo. Em seguida, referindo-se ao condado de Los Angeles, o especialista apontou: “eles também retornaram ao condado mais populoso dos Estados Unidos”.
A loba, identificada como BEY03F, nasceu em 2023 no condado de Plumas, no norte do estado. Os especialistas acreditam que ela tenha passado cerca de um ano em deslocamento rumo ao sul. Desde maio, autoridades ambientais acompanham seus movimentos por meio de uma coleira com GPS. Por volta das 6h de sábado, os dados indicavam que ela estava próxima ao assentamento de Neenach, no noroeste do condado de Los Angeles, conforme Hunnicutt. No passado, a América do Norte abrigou entre 250 mil e dois milhões de lobos-cinzentos. No entanto, a caça sistemática, o uso de armadilhas e a perda de habitat levaram, ao longo do tempo, à eliminação da espécie nos 48 estados contíguos dos Estados Unidos.
A recuperação teve início após a proteção conferida pela Lei de Espécies Ameaçadas, de 1973. Na década de 1990, lobos foram reintroduzidos no Parque Nacional de Yellowstone, que abrange áreas de Wyoming, Montana e Idaho, permitindo que a população se restabelecesse e voltasse a se dispersar. Um dos primeiros a retornar à Califórnia foi o macho OR7, que percorreu o estado durante 15 meses a partir de dezembro de 2011. Atualmente, há nove alcateias confirmadas na Califórnia.
Fonte: Aventuras na História




