Geral

Lagarto papa-vento-narigudo: conheça o curioso animal que chama a atenção pelo ‘nariz’ avantajado

O lagarto papa-vento-narigudo, espécie Anolis phyllorhinus, é a única espécie do gênero com essa característica que ocorre no Brasil, mais especificamente na Amazônia Central

Os lagartos do gênero Anolis são conhecidos popularmente como papa-vento, e estão distribuídos desde a América do Norte até a América do Sul, sendo encontrados nas florestas tropicais e subtropicais. Esse grupo de lagartos é bastante diverso, ou seja, existem muitas espécies dentro do grupo, sendo hoje reconhecidas mais de 400 espécies.
São animais arborícolas bastante carismáticos e que possuem uma característica em comum, os machos apresentam um “papo” na região do pescoço que eles inflam para impressionar as fêmeas. As cores presentes nos papos mudam de espécie para espécie e, além da função de atrair a fêmea, servem para que elas reconheçam os machos das suas espécies. Só que algumas espécies desse grupo acharam que só o papo (olha aí um trocadilho) não era o suficiente para atrair a fêmea e desenvolveram características mais marcantes. É o caso da espécie Anolis phyllorhinus, o papa-vento-narigudo.
Esse curioso lagartinho é endêmico do Brasil, ou seja, só ocorre no nosso País, sendo encontrado na floresta da região da Amazônia Central, ocorrendo desde a margem direita do Rio Madeira até a margem esquerda do Rio Tapajós. O papa-vento-narigudo é facilmente reconhecido pela presença de um avantajado “nariz” nos machos que, na realidade, é um apêndice nasal, ou seja, uma parte acessória, que fica na frente do focinho. O “narigão” nessa espécie, está possivelmente relacionado ao reconhecimento sexual. Dessa forma, indivíduos da mesma espécie podem reconhecer quem são os machos e quem são as fêmeas, já que elas não apresentam essa estrutura nasal tão protuberante.
Esse belo animal vive nas florestas primárias, ou seja, florestas preservadas e que não sofreram nenhum tipo de impacto humano, de terra firme (que nunca alagam), onde pode ser encontrado em atividade durante o dia, desde o solo até o dossel de árvores altas e grandes. Durante o dia, esses animais ficam se alimentando de pequenos invertebrados.

Os lagartos machos do gênero Anolis apresentam como característica um “papo” que utilizam para atrair e impressionar as fêmeas (Foto: Roberto Langstroth/Divulgação)

Pouco se sabe sobre esses animais, pois eles raramente são vistos na natureza e desde a sua descoberta, há 68 anos, até hoje são reconhecidos apenas 15 registros da ocorrência desses animais, sendo o último registro, feito por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa. Essa falta de conhecimento de questões básicas sobre esses animais como onde vivem, do que se alimentam, como se reproduzem e quais fatores são cruciais para a sua sobravivência, acaba fazendo com que eles não sejam avaliados quanto ao seu estado de conservação pela IUCN, orgão internacional responsável por dizer se uma espécie está ou não ameaçada de extinção. Isso dificulta estabelecer medidas de conservação para esse lagartinho tão único, que pode está ameaçado, devido ao desmatamento das florestas primárias, que vem aumentando descontroladamente na Amazônia e, consequentemente, a perda de habitat para essa espécie tão única do nosso País!
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre os Anolis phyllorhinus, esse simpático narigudo!

Fonte: Portal Amazônia

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish