Geral

Precisamos pensar e agir como as mulheres

“O que os empreendedores têm em comum não é determinado tipo de personalidade, mas um compromisso com a prática sistemática da inovação”, Peter Drucker – o pai da administração moderna

Não deixo de usar em minhas palestras uma famosa frase de Peter Drucker: “As empresas estão sofrendo um processo de feminilização na liderança em todo mundo”. Mas o que isso quer dizer?
As mulheres, nos últimos anos, têm tomado um grande espaço que era absolutamente dos homens nas empresas: a liderança. Hoje, aproximadamente 29% das empresas no mundo têm em suas lideranças mulheres. Os homens começam a retrucar: “mas também, elas são mais bonitas, mais cheirosas, mais simpáticas, mais…mais…nada disso.

Essa conquista se deve a atributos que as mulheres têm e que passaram a ser um diferencial no mercado.

Vejamos alguns deles:
Visão de um todo: já viu um homem se arrumando? É simples, não é? Passa a mão no cabelo e vai embora. A mulher não. Ela não sai de casa enquanto não se enxergar todinha. Hoje, nas organizações, quem lidera precisa ter essa característica. Quem trabalha com vendas sabe que vender para a mulher é diferente que vender para homens. Se a mulher disse não, esqueça. A mulher tem o poder da compra, da decisão final.
A mulher tem a visão periférica, imagine uma TV de plasma. A mulher consegue enxergar todos os cantos. Já o homem, tem a visão tubular. É como se enxergasse dentro de um tubo. Por isso, seu pai ou seu marido, quando vão à dispensa procurar algo, dizem: “não está”, “não está”. Mas está lá. O homem não enxerga nada de perto.

A mulher faz tudo simultaneamente: a mulher tem uma capacidade fantástica de fazer coisas simultaneamente. Ela consegue digitar um texto, dar comida ao filho, cuidar do cachorro, atender o celular, ver a comida que está no fogo. Tudo isso, simultaneamente. Incrível!
Agora pense no homem. Qualquer atividade que o homem esteja executando no momento, se você precisar falar com ele, imediatamente para a sua atividade. Coloque o seu marido para vigiar o leite. Uma bobeada que ele dá, o leite esburra. Não é verdade?
Veja como essa capacidade que as mulheres têm é fantástica no mundo de hoje.

A seleta lista Forbes das 20 Mulheres Mais Poderosas do Brasil é uma mostra de que o rumo para a equidade de gênero no mercado de trabalho é um caminho sem volta (Fotomontagem: Forbes Brasil)

Poder de se comunicar: a mulher tem um poder fantástico de se comunicar. Na verdade, a mulher tem necessidade de falar. Tanto é que, uma mulher fala, em média, de 7000 a 7500 palavras por dia. O homem fala em média 4000 palavras diariamente.
Imagine já no final do dia, quando está chegando em casa, a mulher conversando com o marido. Perceba que ele, na maioria das vezes, dá respostas de forma curta. Sim, não, “aham”, talvez. Se você perguntar a um homem como foi seu dia no trabalho, ele vai responder: “tudo bem”, “normal”, “o de sempre”. Só isso.
A mulher, não. Como ela tem necessidade de se comunicar, você pode perceber que ela vai contar tudo o que aconteceu desde às sete da manhã.
Hoje a comunicação é uma poderosa ferramenta de sucesso. Quem se comunica tem mais chances de vencer. Por isso, imite as mulheres nisso.

A mulher vê os detalhes: a mulher é muito detalhista. Ela observa tudo. Nas palestras que ministro em empresas, escolas e prefeituras, aprendi que preciso ficar uns três minutos falando qualquer coisa, porque os homens estão prestando atenção, já entraram no clima. As mulheres, não. Elas olham se minha roupa está combinando, se a gravata está reta, se os sapatos estão engraxados, se meu cabelo está nos conformes, etc.
Nas minhas aulas, faço isso frequentemente. Sempre pergunto som que roupa estava na semana passada. Elas sabem. Eles…deixa pra lá.
Nós, homens, se quisermos vencer no mercado de hoje, precisamos pensar e agir como as mulheres. Comunicarmos como elas, enxergar como elas. Nós vivemos num mundo em que as mudanças ocorrem numa velocidade fantástica, e as mulheres têm uma capacidade “fora de série” em se adaptar às mudanças. Inove, comunique-se, faça a diferença.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish