Bem-estar

As razões do trabalho

Quantas vezes fazemos o trabalho de qualquer maneira porque ninguém está vendo. Não importa a situação, faça o trabalho com criatividade e com excelência

Certa ocasião, um mestre estava caminhando com seu aluno quando uma raposa passou correndo atrás de um coelho. O mestre apontou para os animais que corriam e disse ao aluno: “Segundo uma fábula antiga, o coelho escapa da raposa e sobrevive”.
“Não acho”, respondeu o aluno. “A raposa é muito mais rápida e logo alcançará o coelho”.
“Mas o coelho vai enganá-la”, insistiu o mestre.
“Por que o senhor tem tanta certeza?”, perguntou o aluno.
“Porque a raposa corre pela sua refeição e o coelho corre pela sua vida”, respondeu o mestre.
Essa fábula retrata muito bem o que acontece nas empresas em termos de comprometimento das pessoas. Muitos funcionários agem como as raposas, correm atrás do salário como se fosse o único objetivo a alcançar. Outros funcionários porém, têm objetivos mais nobres e enxergam algo maior no trabalho. Sabem que têm algo a construir. Não se cansam facilmente e, mesmo diante de situações adversas, usam a criatividade para superar e vencer os obstáculos. Procure ter na sua equipe, na sua empresa, funcionários efetivamente comprometidos com o seu projeto e não pessoas que apenas trocam trabalho por remuneração.
Falando em inovação, lembro-me da figura de Frédéric Auguste Bartholdi, célebre escultor francês. Tornou-se conhecido, principalmente, por ter sido autor da Estátua da Liberdade, presente da França aos Estados Unidos da América e situada na entrada do Porto de Nova Iorque, assim como do Leão de Belfort, construído para celebrar a resistência heroica da cidade durante o cerco de 1870-1871, durante a guerra franco-prussiana.
Bartholdi, quando fez a estátua, pensou nos mínimos detalhes. Imagine que naquela época ainda não existiam aviões, mas, mesmo assim, ele pensou no detalhes do cabelo da estátua. Poderia ele ter feito algo de qualquer maneira, já que nem todos os detalhes podiam ser vistos. Mas ele fez algo bem-feito. Isso é inovação. É atenção aos detalhes.
Quantas vezes fazemos o trabalho de qualquer maneira porque ninguém está vendo. Não importa a situação, faça o trabalho com criatividade e com excelência. O trabalho tem que ser bem-feito. Não existem alternativas.

Estátua da Liberdade (Foto: Flickr/Wikipédia)

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish