Meio ambiente

Calotas polares derretem mais rapidamente que nos anos 90

Perdas verificadas combinam com pior cenário previsto e indicam que, sem queda na emissão de gases estufa, o aumento no nível do mar deixará 400 milhões de pessoas expostas a inundações costeiras a cada ano até 2100

As grandes camadas de gelo da Terra, a Groenlândia e a Antártida, estão derretendo seis vezes mais rápido do que na década de 1990, como resultado do aquecimento global. Segundo cientistas, essa perda de gelo acompanha o pior cenário de aquecimento climático estabelecido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Entre 1992 e 2017, a Groenlândia e a Antártida perderam 6,4 mil milhões de toneladas de gelo, o que foi suficiente para elevar em 17,8 milímetros (mm) o nível do mar. Sem a diminuição nas emissões de carbono, pode ocorrer um aumento do nível do mar que deixará 400 milhões de pessoas expostas a inundações costeiras a cada ano, até o fim do século.
“Essa não é uma boa notícia”, afirmou o professor Andrew Shepherd, da Universidade de Leeds (Reino Unido), um dos líderes da análise feita, publicada em dois artigos na revista “Nature”. Ele acrescentou que “hoje, os mantos de gelo contribuem com cerca de um terço de toda a elevação do nível do mar, enquanto na década de 90 a sua contribuição era realmente muito pequena, com cerca de 5%. Isso tem implicações importantes para o futuro, nas inundações e nas erosões costeiras”.
O aumento do nível do mar é um dos impactos mais prejudiciais, a longo prazo, da crise climática. Em 2010, a perda média anual de gelo na Groenlândia e na Antártida foi de 475 bilhões de toneladas, seis vezes maior do que os 81 bilhões de toneladas perdidos por ano nos anos 90. Entre 1992 e 2017, no total, as duas calotas polares perderam 6,4 trilhões de toneladas de gelo, sendo a Groenlândia a responsável por 60% desse valor.

Fonte: Revista Planeta

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish