Pesquisadores registram polvo a cerca de sete mil metros de profundidade
Um polvo foi filmado no Oceano Índico a cerca de sete mil metros de profundidade, em um registro inédito para o cefalópode. Pesquisadores acreditam se tratar de uma nova espécie de polvo do gênero Grimpoteuthis, ou “polvo-Dumbo”.
O registro foi realizado por equipamentos autônomos de filmagem. De acordo com o site da CNN, trata-se da maior profundidade na qual já se filmou um polvo.
Segundo o ecologista marinho Alan Jamieson, diretor-executivo da empresa Armatus Oceanic, especializada em exploração submarina, e líder da equipe de pesquisa, a filmagem é de abril e foi feita durante um dos mais de 100 mergulhos dos equipamentos da produtora.
“Como de costume, filmamos muito do mesmo. Mas, de repente, no meio de um mergulho a mais de seis mil metros, este polvo-Dumbo simplesmente apareceu diante da câmera”, contou ele ao site da CNN.
“Dois dias depois, estávamos um pouco mais fundo, a 7,1 mil metros, com a câmera no solo marinho por apenas quatro minutos. E esta coisa simplesmente apareceu no meio da escuridão”, acrescentou. Segundo os pesquisadores, o cefalópode tem entre 35 e 45 centímetros e pode ser encontrado a partir de 5,8 mil metros de profundidade.
Fonte: Sputnik Brasil