Ciência Tecnologia & Inovação

Fígados humanos são criados em laboratórios e transplantados em ratos

Órgãos foram desenvolvidos a partir de células humanas e sobreviveram por quatro dias em seus hospedeiros

Usando células da pele de humanos, pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, criaram minifígados funcionais e os transplantaram para ratos. O feito foi publicado na terça-feira (02) em um artigo no Cell Reports e, segundo os cientistas, os órgãos sobreviveram por quatro dias em seus hospedeiros.
“Ver aquele pequeno órgão humano dentro do animal foi muito legal”, afirmou Alejandro Soto-Gutierrez, líder da pesquisa, em declaração à imprensa. “Esta coisa que parece um fígado e funciona como um fígado veio das células da pele de alguém”.
Os minifígados, que secretam ácidos biliares e ureia como um órgão normal, foram criados em menos de um mês pelos pesquisadores. De acordo com eles, as miniaturas surgiram a partir da reprogramação de partículas da pele humana que foram transformadas em células-tronco e então em células hepáticas.
Os miniórgãos foram implantados em cinco camundongos e, embora tenham sido observados problemas de fluxo sanguíneo dentro e ao redor do enxerto em todos os casos, os minifígados transplantados funcionaram bem. O resultado deixou os cientistas otimistas, pois o feito representa avanços na criação de órgãos em laboratório e ganhos para a ciência por si só.
“O objetivo a longo prazo é criar órgãos que possam substituir a doação de órgãos, mas, no futuro próximo, vejo isso como uma ponte para o transplante”, explicou Soto-Gutierrez. “Por exemplo, [em caso de] insuficiência hepática aguda, você pode precisar [apenas] de um reforço hepático por um tempo, em vez de um fígado totalmente novo”.

Fonte: Revista Galileu

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish