Tecnologia & Inovação

Brasileiros criam painéis solares com lixo eletrônico

Projeto capacita jovens, reaproveita resíduos eletroeletrônicos e pode baratear painéis solares, aumentando o acesso a estes sistemas

Para reduzir o volume de plástico de resíduos eletroeletrônicos e baratear o custo de painéis para aquecimento solar, a Instituição Social Ramacrisna, em parceria com a Una, Uni-BH, UFMG e CDI, lançaram o Própolis — Projeto Polímeros para a Inclusão Social. Esses projeto reduzirá consideravelmente os custos dos painéis, aumentando o acesso a este tipo de energia.
Segundo Solange Bottaro, vice-presidente da Ramacrisna, o projeto prevê um forte impacto nas comunidades onde irá atuar, uma vez que vai gerar oportunidades aos moradores através de ações de qualificação profissional, geração de emprego e renda, micro empreendedorismo, desenvolvimento de lideranças comunitárias e conscientização ambiental.
O público-alvo são jovens sem experiência no mercado de trabalho que serão qualificados para atuar na confecção dos painéis solares, desde a coleta e separação dos resíduos eletroeletrônicos até a etapa final de fabricação. Essa sequência inclui o processo na preparação desse material, transformando-o em matéria-prima que, após composição adequada, extrusão e montagem será usada para produzir o aquecedor final.
Os modelos existentes hoje no mercado são produzido com cobre, o que encarece o preço final do produto. Através de pesquisas do Laboratório de Polímeros da UFMG, sob a coordenação da professora Maria Elisa Scarpelli, foram realizados diversos estudos para chegar à tecnologia ideal para o reaproveitamento dos resíduos plásticos.
Segundo Roberto Freitas, membro da equipe que participa do projeto e coordenador do grupo de Polímeros da UFMG, a maior importância da iniciativa é o fato dela conseguir aliar a questão ambiental, com a reciclagem dos polímeros, à questão econômica e social.

“O objetivo final é que os participantes se apropriem da tecnologia, e passem a replicá-la, garantindo um processo autossustentável”, disse.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish