Bem-estar

PlantBag é opção para plantar em pequenos espaços

Vaso produzido com material reciclado pode receber até mesmo pequenas árvores frutíferas

Você sabia que árvores de pitanga, amora, jabuticaba e cítricas, como limão e tangerinas, se adaptam muito bem ao cultivo em vaso em pequenos espaços? O primeiro passo é observar o local que a planta irá ficar. Algumas necessitam de mais horas de Sol, outras nem tanto. O especialista em Design Biofílico João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo da Ecotelhado, explica que a jabuticabeira, por exemplo, se sai bem na meia-sombra.
“Não precisa de Sol direto durante o dia, mas de boa iluminação pelo menos meio período. Tivemos uma ótima experiência recentemente na área de convivência de um condomínio”, diz João.

(Foto: Divulgação/Ecotelhado)

Quem não se lembra de um pé de amora quando era criança? Com pouco espaço e cada vez menos árvores nas cidades, é possível cultivar uma linda amoreira e ter esse gostinho de infância. O ideal é que ela seja plantada em um vaso grande e em um lugar com bastante entrada de Sol.

Vaso especial

(Foto: Divulgação/Ecotelhado)

Para facilitar a manutenção dessas e outras espécies, João Manuel Feijó desenvolveu um vaso diferente dos tradicionais de plástico ou cerâmica. A novidade é produzida com geomembrana. “Nossa proposta é incentivar o cultivo em um vaso leve, o que o torna mais fácil de manusear. Outro benefício é que criamos uma estrutura para armazenamento de água em sua base”.
Segundo ele, uma membrana de absorção no Plantbag impede o enovelamento das raízes, mantendo a árvore e a planta saudáveis por muito mais tempo. Além de ter uma reserva de água na parte de baixo, que ajuda a manter bem as plantas, é possível inserir um sistema de irrigação automatizado.
Se o espaço para plantar estiver à sombra, Feijó sugere o cultivo de singônio e boldo-jardim. “São duas espécies que resistem bem e não exigem cuidados grandes. A ideia do Plantbag é que as plantas tenham durabilidade e ocupem espaço na vida das pessoas por bastante tempo. Esse contato com a natureza faz toda a diferença na saúde e no bem-estar”, ressalta o engenheiro da Ecotelhado.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish