Saúde

Spray contra depressão é aprovado pela Anvisa

Medicamento por via nasal demonstrou eficácia nas primeiras 24 horas após o uso

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de um novo medicamento para o tratamento da depressão. O Spravato (Escetamina), derivado da Cetamina, é aplicado por via nasal e poderá ser utilizado como spray contra a depressão e seus sintomas.
O remédio é capaz de reduzir os sintomas de depressão no primeiro dia de uso, agindo em até quatro horas após a sua inalação. De acordo com os fabricantes, o spray contra depressão deve ser indicado para pacientes adultos com quadros de resistência a tratamentos tradicionais, inclusive os que apresentam comportamento suicida agudo.
“O medicamento tem demonstrado rápido início de ação com perfil risco-benefício favorável e tolerabilidade do paciente ao tratamento. Os resultados de dois ensaios clínicos idênticos de Fase 3 demonstraram que a escetamina, em conjunto com a terapia padrão, reduziu os sintomas depressivos em até 24 horas após a primeira dose”, informou a Janssen-Cilag Farmacêutica, fabricante do spray. O uso do spray contra depressão será administrado exclusivamente por hospitais e clínicas autorizadas, já que o medicamento pode causar alguns efeitos colaterais, como tontura, sonolência e vertigem.

Tratamento da depressão

Por se tratar de uma doença com múltiplas causalidades, antes de se iniciar qualquer tratamento é necessário que seja feita uma investigação rigorosa. Por isso, consulte um médico especialista no assunto. Após o levantamento das causas envolvidas pode-se fazer um planejamento terapêutico adequado. Há diversas “ferramentas” terapêuticas e a medicamentosa é uma das mais importantes, com mais de 30 antidepressivos disponíveis no mercado farmacêutico.
Alguns pacientes precisam de tratamento de manutenção ou preventivo, que pode levar anos ou a vida inteira, para evitar o aparecimento de novos episódios de depressão. A psicoterapia ajuda o paciente, mas não previne novos episódios e nem cura a depressão.

Fonte: Minha Vida

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish