Saúde

Mortes por overdose aceleraram durante a pandemia

Mais de 81 mil mortes por overdose de drogas ocorreram nos Estados Unidos nos 12 meses encerrados em maio de 2020, o maior número de mortes por overdose já registrado em um período de um ano, de acordo com dados provisórios recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Embora as mortes por overdose já estivessem aumentando nos meses anteriores à nova pandemia de coronavírus (covid-19) de 2019, os números mais recentes sugerem uma aceleração das mortes por overdose durante a pandemia.
Os opioides sintéticos (principalmente fentanil, fabricado ilicitamente) parecem ser o principal responsável pelo aumento nas mortes por overdose, aumentando 38,4 por cento desde o período de 12 meses anterior a junho de 2019 em comparação com o período de 12 meses anterior a maio de 2020. Durante este período de tempo, 37 das 38 jurisdições dos EUA com dados de opioides sintéticos disponíveis relataram aumentos nas mortes por overdose destas substâncias; 18 dessas jurisdições relataram aumentos superiores a 50 por cento; e 10 estados da região ocidental do país relataram um aumento de mais de 98% nas mortes por opioides sintéticos.
Segundo o diretor do CDC Robert Redfield, MD, “a perturbação da vida diária devido à pandemia covid-19 atingiu duramente aqueles com transtorno de uso de substâncias. “À medida que continuamos a lutar para acabar com esta pandemia, é importante não perder de vista os diferentes grupos sendo afetado de outras maneiras. Precisamos cuidar de pessoas que sofrem consequências indesejadas”.
As mortes por overdose envolvendo cocaína também aumentaram 26,5%. Com base em pesquisas anteriores, essas mortes estão provavelmente ligadas ao couso ou contaminação da cocaína com fentanil ou heroína fabricados ilegalmente. As mortes por overdose envolvendo psicoestimulantes, como metanfetamina, aumentaram 34,8 por cento. O número de mortes envolvendo psicoestimulantes agora excede o número de mortes por cocaína.

Fonte: Boa Saúde

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish