Meio ambiente

Economistas defendem ação urgente contra mudanças climáticas

Pesquisa global com mais de 730 economistas conclui que os benefícios de agir sobre o clima superam de longe os custos

Os custos do aquecimento global chegarão a trilhões de dólares por ano em breve e devem superar de longe os custos da redução rápida das emissões. Esta é a opinião da maioria dos economistas com conhecimento em mudanças climáticas, de acordo com uma nova pesquisa internacional, conduzida pelo Institute for Policy Integrity da NYU School of Law.
A maior parte dos respondentes também acredita que a crise climática agravará a desigualdade dentro dos países, assim como entre os países.
A pesquisa do Instituto sobre a economia da mudança climática foi enviada a todos os economistas que publicaram alguma pesquisa relacionada ao clima nas revistas acadêmicas mais conceituadas da área; 738 responderam no que é provavelmente a maior pesquisa de todos os tempos sobre a opinião dos economistas sobre a mudança climática.

Ação rápida e drástica
“Os economistas apoiam esmagadoramente a rápida redução de emissões, e estão otimistas quanto ao fato de que os principais custos tecnológicos continuam a cair”, disse Derek Sylvan, diretor de estratégia do Instituto e coautor da pesquisa. “Há um claro consenso entre estes especialistas de que o status quo parece muito mais caro do que uma grande transição de energia”.

Consequências das mudanças climáticas, como ciclones e enchentes, representam um custo bilionário muito maior do que o investimento em medidas de combate e prevenção (Foto: Pixabay)

As preocupações dos economistas sobre os custos da mudança climática aumentaram desde a última vez em que o Instituto realizou uma pesquisa em 2015.
Quase três quartos (74%) desses economistas dizem que se justifica uma ação “imediata e drástica” para reduzir as emissões, em comparação com 50% em 2015. A grande maioria (98%) acredita que agora é necessária uma ação drástica ou “alguma ação”.

“As pessoas que passam suas carreiras estudando economia estão de acordo em que a mudança climática será cara, potencialmente devastadora. Estas descobertas mostram um caso econômico claro para uma ação climática urgente”, diz Peter Howard, diretor de Economia do Institute for Policy Integrity da NYU School of Law

Agir rapidamente custa menos
Os custos são frequentemente citados como um motivo para atrasar ou evitar uma ação forte sobre a mudança climática, como o afastamento dos combustíveis fósseis. Mas a maior parte das estimativas se baseiam em modelos econômicos que têm sido criticados por muitos economistas por não darem conta dos impactos totais da mudança climática.
A administração Biden, por exemplo, está atualmente conduzindo uma revisão do modelo de impacto climático usado pelo governo dos Estados Unidos.
A pesquisa sugere que os economistas estão formando consenso sobre as projeções que apontam que os danos econômicos gerados pela mudança climática atingirão US$ 1,7 trilhão por ano até 2025, e aproximadamente US$ 30 trilhões por ano (5% do PIB ou mais) até 2075 na maioria dos cenários.
Para 76% dos entrevistados, a mudança climática vai prejudicar não apenas a produção econômica em anos específicos, mas também a taxa de crescimento da economia global — o que significa um amortecimento permanente de nossas perspectivas se não agirmos rapidamente para reduzir as emissões.
Em contraste, o custo da redução de emissões caiu rapidamente à medida que o preço da geração de energia solar e eólica caiu, e 65% dos economistas esperam padrões semelhantes de redução de custos para outras tecnologias limpas.

Desigualdade
Uma conclusão chave da pesquisa é que se espera que a mudança climática aumente a desigualdade entre os países, assim como dentro dos países.
Os países em desenvolvimento têm menos recursos financeiros para lidar com os efeitos da mudança climática, e as pesquisas existentes sugerem que eles também estão desproporcionalmente expostos aos efeitos mais severos de uma atmosfera mais quente.

Desertificação, degradação da terra e seca são grandes ameaças que afetam milhões de pessoas em todo o mundo (Foto: iStock)

Entre os participantes, 89% acreditam que a desigualdade global é provável ou muito provável de aumentar devido aos efeitos da mudança climática. Além disso, 70% dos entrevistados acham que a mudança climática aumentará a desigualdade na maioria dos países — aumentando a distância entre o terço mais pobre e o terço mais rico das populações nacionais.

Apoio às emissões líquidas-zero
Dois terços dos entrevistados concordaram que os benefícios de atingir emissões líquidas zero até meados do século provavelmente superarão os custos, com apenas 12% de discordância. Esta meta ambiciosa de atingir o nível zero líquido corresponde aos objetivos do Acordo de Paris, que procura limitar os aumentos de temperatura de 1,5°C a 2°C.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish