Ciência

“Rã zumbi” e outras duas espécies do anfíbio são descobertas na Amazônia

Animais encontrados na região norte da floresta tropical, incluindo áreas do Brasil, ficam em locais de difícil acesso e pertencem a um grupo pouco conhecido por cientistas

Por serem pequenas e morarem embaixo da terra, as rãs do gênero Synapturanus são difíceis de encontrar. A missão, porém, não é impossível e, em julho, um artigo que descreve três novas espécies desse tipo de anfíbio será publicado no periódico Zoologischer Anzeiger. As espécies Synapturanus zombie, Synapturanus mesomorphus e Synapturanus ajuricaba são de uma região amazônica conhecida como Escudo das Guianas, que inclui áreas de BrasilGuianaGuiana Francesa e Venezuela.
Os três animais foram estudados por uma equipe internacional de pesquisadores liderada pelo Instituto de Pesquisa e Museu de História Natural de Senckenberg, na Alemanha, e classificados como novas espécies em função de 12 características morfológicas distintas e de análises genéticas.
Apesar de estarem distribuídas praticamente pelo planeta todo, as rãs Synapturanus são pouco conhecidas. “Até agora, os cientistas deram pouca atenção a esse gênero”, afirma, em nota, o pesquisador Raffael Ernst. “Os habitats são difíceis de acessar e é complicado diferenciar os sons desses animais”, complementa.
O barulho dos machos, por exemplo, só é ouvido durante ou após fortes chuvas. Por isso, os herpetólogos (especialistas em répteis e anfíbios) precisam cavar, enquanto estão completamente encharcados, para encontrar as rãs escondidas sob a terra.

O “Synapturanus mesomorphus” é uma das espécies descobertas na Amazônia (Foto: Senckenberg/Hölting)

“Todo esse mistério e esse cenário enlameado foi o que nos inspirou a utilizar o nome Synapturanus zombie para uma das novas espécies descobertas na região da Amazônia”, explica Ernst. De acordo com o artigo, a “rã zumbi” é alaranjada e mede pouco menos quatro centímetros.
Agora, os pesquisadores pretendem seguir com as investigações. “Acreditamos que existam seis vezes mais espécies de Synapturanus do que conseguimos descrever até o momento”, comenta Raffael Ernst.
E, além de procurar novos animais do gênero, Ernst pontua que é preciso coletar mais dados e compreender se essas espécies estão ameaçadas. “Há muito trabalho a ser feito, principalmente porque ainda não conseguimos avaliar de forma conclusiva o status de risco”, finaliza.

Fonte: Revista Galileu

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish