Bem-estar

Como cultivar gengibre em vaso

Veja o passo a passo para cultivar o gengibre em casa e desfrutar de todos os seus benefícios anti-inflamatórias e antioxidantes

O gengibre é uma erva tropical picante usada para adicionar um sabor inconfundível a uma variedade de pratos doces e salgados. Um superalimento poderoso, o gengibre contém propriedades antibióticas, anti-inflamatórias e antioxidantes.
Muitas pessoas valorizam o gengibre por sua comprovada capacidade de ajudar com resfriados, dores musculares e náuseas.
Esta planta de clima quente — originária das ilhas de Java, na Índia, e da China — cresce o ano todo em lugares quentes, mas os jardineiros de clima mais fresco podem cultivar gengibre em vasos e colher as raízes picantes durante todo o ano. A primavera é a estação ideal para começar a plantar!

Passo a passo para cultivar

(Foto: Pixabay)

Consiga um gengibre
Se você ainda não tem acesso a uma planta de gengibre, pode comprar um pedaço no mercado ou feira do tamanho do seu polegar ou um pouco mais. Procure raízes firmes e de cor clara com pequenos botões protuberantes nas pontas. Se você encontrar um gengibre orgânico é melhor, pois a variedade que possui produtos químicos pode ter dificuldade de germinar.

(Foto: This Is My Garden)

Prepare o vaso
Pegue um vaso grande e fundo, com orifício de drenagem no fundo. Lembre-se de que o pedaço de gengibre que você plantar pode crescer e se tornar uma planta de 90 cm quando adulta. Preencha o vaso até a metade com substrato solto, rico e bem drenado.

(Foto: Gardening Know How/Reprodução)

Plantio
Mergulhe seu gengibre em uma tigela de água morna por várias horas ou durante a noite. Em seguida, plante a raiz do gengibre com o botão apontando para cima e cubra a raiz com 2,5 a 5 cm de solo. Regue levemente. Seja paciente, pois o cultivo de gengibre em vaso leva tempo. Você deve ver brotos emergindo da raiz em duas ou três semanas.

(Foto: Homesteading/Reprodução)

Cuidados
Coloque seu vaso em uma ambiente quente, onde ele fique exposto à luz solar indireta. Se estiver ao ar livre, coloque o gengibre em um local que recebe o Sol da manhã, mas permanece à sombra durante as tardes quentes. Se a temperatura cair para menos de 10°C, traga seu vaso para dentro de casa ou para um local mais quente.

(Foto: Gardening Know How/Reprodução)

Regue o necessário para manter a terra úmida, mas não a ponto de ficar encharcado. Fertilize o gengibre a cada seis a oito semanas, dando preferência para os fertilizantes orgânicos.

Colheita
Colha o gengibre quando as folhas começarem a amarelar — geralmente cerca de oito a dez meses.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish