Bem-estar

Brincar com outras crianças ajuda a desenvolver saúde mental e física

Toda criança precisa brincar. Este, inclusive, é um direito garantido por lei — consta, por exemplo, na Declaração Universal dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas (ONU), na Constituição Brasileira, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Marco Legal da Primeira Infância. O fato é que a brincadeira é uma parte fundamental da aprendizagem e do desenvolvimento físico e mental dos pequenos, sobretudo quando é explorada com outras crianças.
Isso começa a acontecer por volta dos dois anos de idade. Antes, no geral, o universo dos pequenos se resume aos pais ou responsáveis, e é basicamente só com eles que interagem e brincam. Mas, a partir daí, quando entram na fase pré-escolar, seus mundos se expandem e a relação com os pares entra na equação, elevando significativamente os benefícios do brincar.

(Foto: DisobeyArt/iStock)

Roberto Santoro, coordenador do Grupo de Trabalho de Saúde Mental da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), explica que o processo de desenvolvimento de meninos e meninas depende da troca com as pessoas.
“É apenas na interação e na ação que eles se desenvolvem e aprendem. A primeira infância (do zero aos seis anos) é o período em que o cérebro está em formação e ele é particularmente sensível às influências do ambiente”.
Nesse contexto, as brincadeiras têm papel central, pois permitem que as crianças tenham novas experiências, adquiram habilidades e façam descobertas. A pediatra Ana Paula Scoleze Ferrer Barreto, coordenadora do Ambulatório de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento do Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), pontua que, quando elas acontecem dentro de um contexto social, sendo realizadas com outras crianças, seus ganhos são muito maiores.

Fonte: UOL

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish