Meio ambiente

Cerrado brasileiro é considerado bioma com maior potencial para agricultura sustentável do mundo

Muitas vezes considerado um ecossistema com pouca importância, em comparação com florestas úmidas brasileiras, como Mata Atlântica e Amazônia, o Cerrado é, na verdade, extremamente abundante em biodiversidade.
A fauna e a flora do bioma são riquíssimas, reunindo mais de 11 mil espécies de plantas nativas, 199 espécies de mamíferos e 837 espécies de pássaros. Também é lá que nascem três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, rendendo ao Cerrado o apelido de “caixa d’água” da região. A abundância natural, no entanto, leva muitos a explorarem o bioma de forma insustentável.
Responsável por 60% de toda a produção de grãos do Brasil, o Cerrado foi vítima de quase um terço dos desmatamentos que aconteceram no País no ano de 2020. Para chamar a atenção para a importância da conservação da região, no mês de setembro — não por acaso, quando é comemorado o Dia Nacional do Cerrado — o Banco Mundial declarou que ele é considerado o bioma com maior potencial para agricultura sustentável do mundo e que o FIP, seu Programa de Investimento Florestal, atua incansavelmente para proteger a região.
Por meio de parceria firmada com o governo brasileiro em 2011, o Banco Mundial gerencia recursos investidos em fundos de conservação, do qual participam bancos internacionais, em prol do Cerrado. Para a especialista sênior em Meio Ambiente da instituição, Bernardete Lange, tal parceria facilita diálogos e torna mais eficiente a gestão do programa, “somando esforços para a conservação do Cerrado”.
Entre outros benefícios da iniciativa, ela citou o desenvolvimento e divulgação de dados significativos sobre o desmatamento, o risco de incêndios florestais e a emissão de gases de efeito estufa no Cerrado, usados para pautar as ações de conservação. A parceria termina no final de 2021, no entanto, segundo Lange, o Banco Mundial pretende continuar com outros projetos do FIP voltados à proteção do Cerrado nos próximos anos.

Fonte: The Greenest Post

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish