Internacional

Mexicano de 71 anos faz sucesso com fogão solar feito de materiais reutilizados

Equipamento de Don Antonio funciona com calor do sol. O fogão ecológico pode ser usado para cozinhar alimentos ou aquecer a água para o café

Perto do principal mercado atacadista de alimentos da Cidade do México, Maximino Antonio Piedad, também conhecido como Don Antonio, apresenta seu fogão solar caseiro, construído com materiais reutilizados. Em vídeo publicado no perfil do Instagram @tecnologia_mx, ele conta que seu objetivo é ajudar “aqueles que não têm recursos” para arcar com os custos de um fogão a gás, além de contribuir para a proteção do meio ambiente.
Don Antonio nasceu e foi criado em uma casa humilde de Amatitla Santiago, em San Luis Potosí, uma região indígena no México com apenas 527 habitantes. Aprendeu a ler aos 20 anos de idade e, embora não tenha frequentado a escola, o engenhoso avozinho faz sucesso nas ruas da capital mexicana com sua obra criativa e eco-friendly.
Os fogões de Piedad funcionam com uma antena de televisão, posicionada a 50 centímetros da grelha, que é responsável por refletir a luz do sol. O equipamento produz calor suficiente para cozinhar qualquer alimento, substituindo fogões tradicionais. Piedad explica que, com seu fogão solar, “é possível preparar rosbife, feijão e frango, além de esquentar a água para o café”.
Atualmente, Piedad comercializa seus fogões solares por 1.200 pesos mexicanos (cerca de 295 reais). Ele já recebeu pedidos de envio para os estados de Guerrero, Oaxaca, Hidalgo, Mérida e Campeche, no México, e até para o Arizona e a Califórnia, nos Estados Unidos.

Saiba mais sobre a invenção de Don Antonio no vídeo abaixo:

Fonte: eCycle

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish