Paleo & Arqueologia

Descoberta na Índia misteriosa cidade antiga que ‘morreu’ há 2.000 anos

Os pesquisadores sugeriram a hipótese de que o assentamento, fundado há cerca de 4.000 anos, pertenceu à civilização Odisha

Uma equipe de arqueólogos indianos encontrou restos de um antigo assentamento que existiu entre 4.000 e 2.000 anos atrás e deixou de existir por razões ainda não estabelecidas, informa The Hindu. As escavações foram realizadas de março a maio pelo Instituto de Estudos Marítimos e do Sudeste Asiático de Odisha (OIMSEAS, na sigla em inglês).
O local das escavações se situa no povoamento de Durgadevi, entre os rios Sona e Burahabalang. No sítio pré-histórico os arqueólogos descobriram os restos de um assentamento bastante grande, que tinha forma circular e era rodeado por uma muralha. A cronologia de sua existência foi determinada em três etapas: o período Calcolítico (de 2000 a 1000 a.C.), a Idade do Ferro (de 1000 a 400 a.C.) e o período histórico inicial da Índia (de 400 a 200 a.C.).
O estudo destes restos permitiu colocar a hipótese de que a cidade, fundada há aproximadamente 4.000 anos, pertenceu à civilização Odisha, mas os cientistas ainda têm que descobrir as razões por que “morreu” esse assentamento.

Uma escavação arqueológica na vila de Durgadevi, no distrito costeiro de Balasore, revelou três fases contínuas e sistemáticas de evolução cultural por 2.000 anos – de 2.000 a.C. a 100 a.C.

As descobertas indicam que a população local tinha uma agricultura desenvolvida e utilizava tecnologias avançadas. Os especialistas revelaram canais que se estendiam desde o norte e sul até a cidade. Acredita-se que, juntamente com um fosso natural, fazia parte de um antigo sistema de gestão da água que foi criado durante a construção da localidade, isto é, cerca de 4.000 anos atrás.
Os arqueólogos conseguiram desenterrar os alicerces de uma das casas, cuja forma era redonda e seu chão era feito de barro vermelho. Foram encontrados também restos de pratos de cerâmica e cobre decorados com diversos adornos. As escavações também localizaram muitos artefatos da Idade do Ferro e períodos históricos posteriores, que incluem cerâmica, pregos, pontas de setas, brincos de terracota, pulseiras, entre outros.

Fonte: Sputnik News Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish