Meio ambiente

Chimpanzé albino é observado pela primeira vez na natureza

Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, e da Budongo Conservation Field Station, organização de preservação ambiental sem fins lucrativos, realizaram o feito inédito de observar a vida de um chimpanzé albino na natureza, na Reserva Florestal de Budongo, em Uganda. Esta é a primeira vez que uma observação do tipo é concluída para fins científicos.
O resultado da pesquisa foi publicado recentemente no “American Journal of Primatology”. No artigo, cientistas contam o que viram ao presenciar a vida do animal, da espécie Pan troglodytes schweinfurthii, em seu habitat natural, em julho de 2018, quando ele tinha entre duas ou três semanas.
“Estávamos muito interessados em observar o comportamento e a reação dos outros membros do grupo diante de um indivíduo com aparência incomum”, explica o pesquisador Maël Leroux, da Universidade de Zurique, na Suíça.
Os pesquisadores dizem que os outros macacos do bando não receberam o filhote albino muito bem e chegaram a emitir sons que sinalizam perigo. A mãe do macaquinho devolvia os gritos e chegou a apanhar de um macho. Por outro lado, uma outra fêmea e um outro exemplar macho tentaram acalmá-la diante da situação tensa.
No dia seguinte, os cientistas testemunharam a morte do animal, que foi atacado por um grupo de muitos outros chimpanzés. O embate começou com o grupo gritando em sinal de alerta e perigo. Logo em seguida, o líder saiu do meio do mato com o filhote albino sem um dos braços e todos começaram a morder o animal.
Depois de matarem o macaquinho, o grupo teve atitudes estranhas. “O tempo que eles gastaram verificando o corpo, o número e a diversidade de chimpanzés que fizeram isso e alguns dos comportamentos exibidos são raramente observados”, pontua Leroux. “Acariciar e beliscar, por exemplo, foram ações que nunca haviam sido observadas antes nesse contexto”.

Depois de matarem o macaquinho, o grupo teve atitudes estranhas. “O tempo que eles gastaram verificando o corpo, o número e a diversidade de chimpanzés que fizeram isso e alguns dos comportamentos exibidos são raramente observados”, pontua Leroux. “Acariciar e beliscar, por exemplo, foram ações que nunca haviam sido observadas antes nesse contexto” 

O corpo do animal foi recolhido pelos pesquisadores para realizar análises em laboratório, onde foi confirmado que se tratava de um albino.

Fonte: Hypeness

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish