Litoral sul de São Paulo é tema de websérie

“Expedição Litoral Sul Paulista” revela as belezas e riquezas da natureza e cultura na região de Cananeia, Ilha Comprida e Ilha do Cardoso
Quando começou a sair da sala de aula para conferir de perto o que aprendia na faculdade de biologia, Bárbara Prado aprendeu que a natureza tem muito a ensinar. Neste momento, a bióloga e comunicadora também começou a pensar nas histórias que poderia viver e compartilhar saindo a campo.
Com este objetivo, Bárbara visitou o extremo sul do litoral de São Paulo e, em parceria com a produtora WT1, gravou a websérie “Expedição Litoral Sul Paulista”. São sete episódios gravados que tem Cananéia, Ilha Comprida e Ilha do Cardoso como cenários principais.
As histórias e paisagens desta região, que é tombada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, revelam a intensa relação entre seres-humanos e natureza, e chamam a atenção para o fato de que preservar o meio ambiente é preservar a humanidade.


(Fotos: Divulgação/Expedição Litoral Sul Paulista)
Para Bárbara, não é possível falar sobre meio ambiente excluindo as relações humanas. Por isso, os episódios falam a respeito da região de um ponto transversal, olhando para conservação, mas também para a cultura, turismo e história desse território.
Os moradores da região são personagens da narrativa e falam de seus empreendimentos, cultura e modo de vida tradicional. Pesquisadores e pessoas que trabalham diretamente com projetos para conservação da biodiversidade local, como o Projeto Boto-Cinza, realizado pelo Instituto de Pesquisa Cananeia (IPeC) e apoiado pela Petrobras, também foram ouvidas e falam sobre a realidade da região.

Ao todo, serão sete episódios, que já estão disponíveis no YouTube:
- Que história é essa?
- Um lugar cheio de histórias
- Explosão de vida
- Cataia: cachaça, botânica, cultura e educação
- A Comunidade do Marujá
- Parque Estadual da Ilha do Cardoso
- Cultura caiçara

A produção, direção e roteiro dos episódios foram feitos por Bárbara, a autoria das imagens ela divide com seu pai, Marco Manoel. A produtora WT1 foi parceira fundamental para que essa produção fosse possível. Em parceria com a WT1, Bárbara planeja continuar contando essas histórias que têm potencial de transformação. A ideia é estar em contato com instituições, empresas e os mais diversos atores que se preocupem com as questões socioambientais dos seus territórios e queiram ter suas ações relatadas.
Foto de capa: Divulgação/Expedição Litoral Sul Paulista
Fonte: CicloVivo