Escolas aplicam Avaliação da Fluência em Leitura - Jornal Fatos e Notícias
Educação

Escolas aplicam Avaliação da Fluência em Leitura

A Avaliação da Fluência em Leitura 2021, do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), está sendo aplicada pelas escolas para os alunos do 2º ano do ensino fundamental. A avaliação teve início no dia 16 de agosto e segue até o próximo dia 10 de setembro. O objetivo é aferir o desempenho dos estudantes no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, aspecto fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos.
A diretora Cláudia Lopes Javarini, da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Barão do Rio Branco, de Vila Velha, falou sobre a avaliação. “É um importante instrumento para identificar o desempenho dos nossos estudantes, na leitura de palavras e textos, que é parte importantíssima no processo de alfabetização. A escola incentiva e chama os alunos a comparecer e participar, contando com o apoio e parceria da família, no intuito de garantir que todos os alunos da rede sejam avaliados. Assim, a escola será capaz de desenvolver ações pedagógicas específicas e de atingir o sucesso no processo de alfabetização, que é a formação de leitores fluentes”, disse.
Após a aplicação da avaliação e divulgação dos resultados, será possível identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra, de modo que sejam desenvolvidas ações que consolidem o processo de alfabetização. Estão sendo avaliados aproximadamente 40 mil alunos, cerca de 1.600 escolas municipais e estaduais.

Avaliação da Fluência em Leitura
A Avaliação da Fluência em Leitura é uma das ações previstas no Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) 2021, instituído no Espírito Santo, a partir do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que é uma iniciativa do governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino.

Fonte: Sedu

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