O mais antigo cinema ao ar livre do mundo fica numa cidade praiana da Austrália
A casa estava cheia quando o cinema Sun Pictures Gardens foi inaugurado, em 9 de dezembro de 1916, na cidade praiana de Broome, na Austrália, como um dos primeiros cinemas ao ar livre do mundo. O primeiro filme exibido no local foi o britânico “Taça de Beijos”, de 1913, ainda durante a era do cinema mudo, e somente em 1933 o local passaria a exibir filmes com som. O que provavelmente os presentes na abertura não previam era que o simpático local se tornaria não somente um dos mais charmosos espaços de exibição do mundo, como o mais antigo cinema ao ar livre em atividade hoje, mais de 100 anos após sua inauguração.
Pois desde 1916 o Sun Pictures Gardens segue em plena atividade, exibindo mais de um filme por noite, com capacidade de acomodar, em todos os espaços, até 320 pessoas. E se hoje o local combina tecnologias modernas na tela e no equipamento de exibição com clima e cadeiras de praia e descontração em sua disposição — o jardim onde os filmes são exibidos é original — ao longo de sua história o espaço apresentou diversas singularidades — a começar pelo fato de que, durante décadas, o local costumava ser inundado pela alta das marés todas as noites, de tal forma que a lenda reza que era possível pegar peixes com as mãos no chão do cinema durante a exibição de filmes.
Como em todo espaço centenário, a própria história do país e da humanidade, com suas tantas mudanças e contrariedades, atravessa o Sun Pictures Gardens na costa da Austrália Ocidental. Durante a Segunda Guerra mundial, quando o país foi atacado pelas tropas japonesas, o equipamento de exibição foi vandalizado, mas rapidamente consertado para ser utilizado para diversão do próprio exército durante o confronto. Outro aspecto sombrio da realidade também se faz visível local, já que até meados dos anos 1960, a disposição do público no espaço era segregada entre europeus, asiáticos e negros — um boicote foi mobilizado, e novas leis encerraram tais divisões a partir de 1967.
Uma obra em 1974 passou a impedir a maré de invadir o cinema e, no final dos anos 1980, o espaço foi tombado pelas autoridades australianas, determinando que o cinema possa ser somente reformado, mas jamais demolido ou alterado em sua aparência essencial ou função. Em 2002 uma sala fechada foi construída nas acomodações, e em 2004 o Sun Pictures Gardens foi reconhecido pelo Livro dos Recordes — e o espaço segue em plena atividade, com dois filmes por noite, ao vento praieiro e com vasta programação, divulgada pelo perfil do mais antigo cinema ao ar livre do mundo no Instagram..
Fonte: Hypeness