Meio ambiente

Dia da Árvore: projeto ajuda a reflorestar bioma 100% brasileiro

Restaura Caatinga ganha destaque neste 21 de setembro

Para marcar o Dia da Árvore, comemorado hoje (21), a Associação Caatinga lança o projeto Restaura Caatinga, com o objetivo de difundir conhecimento técnico, treinar coletores de sementes e restaurar florestas de ecossistemas degradados. A data foi instituída a fim de conscientizar e ajudar os brasileiros a refletirem sobre a importância das florestas para os seres vivos.

A ideia, segundo a associação, é de “alinhar técnicas inovadoras de restauração florestal, capacitação de pessoal e promoção da rede de sementes para proteção do bioma”. Entre as atividades programadas está a restauração florestal do entorno da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Neném Barros, localizada no município de Crateús (CE).

“A ação vai beneficiar 20 hectares ao redor da área, contribuindo com a recomposição de uma região degradada e protegendo ainda mais a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)”, explica o coordenador-geral da Associação Caatinga, Daniel Fernandes.

“Isso tudo amplia a oferta dos serviços ecossistêmicos gerados a partir da floresta em pé, como o estoque e a remoção de carbono e a segurança hídrica”, acrescentou ao informar que o Restaura Caatinga contempla quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): o ODS 4 (Educação de qualidade); o 11 (Cidades e comunidades sustentáveis); o 13 (Ação contra a mudança global do clima); e o 15º (Vida terrestre).

De acordo com a associação, o projeto também está alinhado à Década de Recuperação dos Ecossistemas (2021-2030), estabelecida pela ONU. O projeto é dividido em três atividades, sendo uma voltada à realização de curso de restauração ecológica da Caatinga, em formato on-line, “para atores envolvidos na cadeia da recuperação do bioma”.

A segunda atividade é a consolidação da Reserva Natural Serra das Almas, localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), como ponto de treinamento de coletores de sementes.

“A terceira é a restauração de 20 hectares de ecossistemas da caatinga da RPPN Neném Barros, em Crateús, a partir de técnica desenvolvida pelo Laboratório de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)”, informa a associação.

Prefeitura de Vitória prepara programação especial ao Dia da Árvore

Programação Semmam Dia da Árvore 2022 (Foto: Divulgação)

Hoje é comemorado o Dia da Árvore e, para sensibilizar a população a respeito desse importante elemento da natureza, a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) preparou uma programação especial. As atividades têm início nesta quarta-feira (21), com a ação do Programa Vix Flora “É Vitória Plantando a Cidade do Futuro e Cultivando Vidas no Presente”, que consiste no plantio de 60 mudas de vegetação de restinga no Parque Alfonso Pastore, na Mata da Praia, a partir das oito horas.
Serão plantados exemplares de biribá-da-restinga, batina-da-restinga, trevo-da-restinga, camboatã, guapira e maçã-da-praia. Participam da ação estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Octacílio Lomba, Adelvani Sysesmundo Ferreira de Azevedo e Maria Madalena de Oliveira Domingues.

No sábado (24), a partir das 9 horas, a ação tem continuidade com o plantio de mais 59 mudas na Praça da Criança, na Ilha do Príncipe. Serão plantadas mudas de ipê-branco, pau-ferro, jatobá, carobinha e aderne. As ações do Dia da Árvore são uma parceria da Semmam com a Secretaria de Educação (Seme) e a empresa MedSênior.

“O objetivo dessas atividades é levar consciência ambiental para nossos estudantes e para a população em geral sobre a preservação desse ecossistema tão importante presente em nosso território. As ações integram o Vix Flora, que é a maior política pública na área ambiental de Vitória. Trata-se de um programa de gestão ambiental que envolve planejamento, parcerias e organização de equipes técnicas”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Vix Flora

Programação Semmam Dia da Árvore 2022 (Foto: Divulgação)

Lançado em 21 de setembro de 2021 (Dia da Árvore), o programa Vix Flora prevê a recuperação florestal de cerca de 225 hectares (cerca de 225 campos de futebol) em áreas como unidades de conservação, parques urbanos, toda a orla da capital e regiões ou bairros pouco atendidos com arborização urbana.
O programa visa ao plantio de, aproximadamente, 370 mil árvores, uma por habitante da cidade, todas espécies nativas dos diferentes ecossistemas da Mata Atlântica (restingas, manguezais, apicuns, matas de encostas, entre outras formações) existentes na capital.

Criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini, o programa faz parte do pacote de R$ 1 bilhão de investimentos da capital.

Fontes: Agência Brasil e PMV

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish