Cientistas testam tatuagem que muda de cor com variação da glicose no sangue
O uso de pigmentos especiais em tatuagens já funciona para o controle de doenças
Uma tinta desenvolvida por cientistas alemães poderá ser utilizada para criação de tatuagens que não somente enfeitam o corpo, mas também monitoram índices importantes para quem sofre de doenças crônicas, como diabetes e insuficiência renal. Criada por uma equipe de pesquisadores liderada por Ali Yetisen, engenheiro químico da Universidade Técnica de Munique, a tinta aplicada na pele “reage” às variações de glicose, albumina e pH no sangue.
A variação de tais substâncias pode apontar justamente para um problema ou mesmo uma emergência. O estudo foi publicado na revista científica Angewandte Chemie International Edition e, apesar de ainda não ter sido testado em seres humanos, obteve resultado exitoso e promissor em testes realizados em peles de porcos. A pesquisa revelou que a tonalidade amarela da tinta mudou para azul quando os níveis de pH no sangue subiram em excesso, por exemplo. A ideia é que as mudanças sejam avaliadas através de um app em nossos smartphones.
Outros processos semelhantes ocorreram com variações na glicose, que aponta para um quadro perigoso em quem tem diabetes, e na albumina, que denuncia problemas no rim, no fígado e até no coração. Os pigmentos ainda estão em testes e, por enquanto, só o ligado ao pH revelou-se reversível, enquanto os outros funcionam uma única vez. Uma série de testes está sendo feita para que a tatuagem alemã possa ser futuramente testada em animais vivos e pessoas.
Outro projeto que também busca a criação de uma tatuagem que examine as variações de glicose é o DermalAbyss. Desenvolvido por cientistas de Harvard e do MIT, a tecnologia consiste em uma tinta que possui biossensores de azul pra marrom conforme os açúcares variam no sangue. O projeto também está em teste, mas pode representar uma grande ajuda para quem tem diabetes, reduzindo a frequência de exames e evitando emergências — sem renunciar ao estilo de uma bela tatuagem.
Fonte: Hypeness