Educação

Literacia familiar como meio de aproximação entre pais e filhos

O Programa Conta pra Mim auxilia no desenvolvimento do processo de aprendizagem de crianças na primeira infância

O dia 12 de outubro combina duas celebrações que se complementam — o Dia das Crianças e o Dia Nacional da Leitura. Atendendo ao público de ambas as ocasiões, o Programa Conta pra Mim, do Ministério da Educação (MEC), promove amplamente as práticas de literacia familiar, que contribuem por meio de estratégias simples para o desenvolvimento de quatro habilidades fundamentais dos pequenos: ouvir, falar, ler e escrever.

A iniciativa traz a influência e o ambiente familiar ao contexto de desenvolvimento linguístico da criança, ao processo de aprendizagem e ao fortalecimento emocional dos meninos e das meninas na primeira infância. A Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC produziu materiais gratuitos virtuais, que estão disponíveis para download, a fim de incentivar e orientar os pais, familiares e demais interessados em aplicar práticas da literacia familiar.

Considerado o primeiro programa do segmento no Brasil, o Conta pra Mim contabiliza 44 livros — entre obras de ficção, poesia, informativos, biografias e edições para bebês, além de publicações somente com imagens — e oito vídeos de fábulas animadas e cantigas. Mais de 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de 26 municípios, de todas as unidades da federação, foram beneficiadas com o recebimento de kits de literacia familiar.

Há também disponíveis narrações de histórias infantis em aplicativos de música e cantigas populares em vídeo no canal do MEC, no YouTube, que completam a coleção de possibilidades para que pais e filhos aprendam e se divirtam juntos.
Quer saber mais? Acesse o portal: https://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim.

Fonte: MEC

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish