Plantas transmitem “memórias” para gerações seguintes, conclui estudo
Pesquisadores chegaram a conclusão que mudanças de comportamento geradas para combater os efeitos das mudanças climáticas podem passar para os descendentes de plantas que conseguiram se adaptar
De inundações devastadoras, passando por secas severas e pelo aumento das temperaturas, a crise climática está mudando os habitats naturais em todo o mundo. Para sobreviver, muitas plantas foram forçadas a se adaptar rapidamente. E essas adaptações podem ser transmitidas para as gerações futuras, indica uma nova pesquisa publicada na revista Trends in Plant Science.
As plantas não criam memórias da mesma forma que os humanos mas, ainda assim, se lembram de experiências vivenciadas, afirma o pesquisador. Elas armazenam essas experiências em sofisticadas redes de sinalização celular e molecular por meio de um mecanismo batizado de “memória somática”.
E esses aprendizados podem ser transmitidos aos descendentes das plantas por meio de algo que os pesquisadores chamam de “epigenética”. Ao contrário das alterações genéticas, as alterações epigenéticas não alteram uma sequência de DNA, mas podem mudar a forma como um organismo lê uma sequência de DNA.
Fonte: Um Só Planeta