Bicicleta movida a hidrogênio é apresentada por fabricante francesa
Segundo a Pragma Mobility, a bike tem até 150 km de alcance e pode ser abastecida em menos de dois minutos
Além das bicicletas elétricas, outra solução sustentável de mobilidade urbana surgiu em 2007: as bikes movidas por célula de combustível de hidrogênio, uma espécie de veículo híbrido que fica no meio do caminho entre uma motocicleta e uma bicicleta.
Mais de uma década depois, a francesa Pragma Mobility tenta reviver a ideia. Um dos seus projetos mais recentes é a Alpha, uma bicicleta que, segundo a fabricante, oferece cerca de três vezes o alcance médio de uma e-bike, sem contar com o fato de não ter que esperar horas plugado na tomada para recarregar.
A novidade acaba de chegar ao mercado como a Alpha Neo. O modelo tem cara de bicicleta elétrica e vem equipado com uma célula de hidrogênio no lugar de uma bateria. Segundo a Pragma Mobility, o veículo é reabastecido em menos de dois minutos.
A Neo é alimentada por um motor elétrico de 250 watts com potência de pico de 350 watts. A velocidade máxima, por sua vez, é limitada a 25 km/h para atender aos regulamentos de bicicletas elétricas na Europa.
Quanto à fonte de energia, sua pequena célula de combustível de hidrogênio oferece um alcance estimado de até 150 km.
Preço da Alpha Neo
É compreensível que uma máquina tão única e de nicho custe mais caro. Logo, a Alpha Neo tem um preço salgado, 5.690 euros, pouco mais de R$ 31 mil na cotação atual. Para facilitar a aquisição da bike, a Pragma está oferecendo a bicicleta por meio de um esquema de aluguel de longo prazo.
Dessa forma, os clientes pagam uma entrada de 1.700 euros (quase R$ 9,3 mil) e o restante é divido em parcelas mensais de 79 euros (cerca de R$ 430).
Por fim, o bom funcionamento do veículo também depende de mais postos de hidrogênio. Ainda assim, pode ser uma nova tendência no Velho Continente com o avanço de mais estações de reabastecimento.
Fonte: Olhar Digital