O Diário de Anne Frank como suporte para o seu projeto escolar

Uma das obras mais lidas do mundo sobre o Holocausto, “O Diário de Anne Frank” é tema de materiais e atividades gratuitas para o planejamento pedagógico

“É nosso dever garantir que os seis milhões de judeus mortos apenas por serem judeus sejam lembrados por todos e que as circunstâncias de suas mortes nos lembrem constantemente o que pode acontecer quando deixamos o ódio prevalecer”. A frase é de Ronald S. Lauder, presidente do Congresso Judaico Mundial (World Jewish Congress, WJC). Com o apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), o Congresso criou o site aboutholocaust.org, disponível em diferentes idiomas (português entre eles), com a finalidade de oferecer aos jovens informações essenciais sobre a história do Holocausto — tentativa da Alemanha nazista e de seus aliados de assassinar os judeus da Europa.

O 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2005, no 60º aniversário da derrota do regime nazista e da libertação dos campos de concentração.

Uma das obras mais importantes e mais lidas do mundo sobre o Holocausto é “O Diário de Anne Frank”, que narra os dois anos em que a garota judia e sua família viverem em um esconderijo em Amsterdã, na Holanda, para escapar da perseguição nazista. Tanto a obra quanto o legado de Anne Frank, que morreu aos 15 anos em um campo de concentração, são temas recorrentes para levar o debate sobre o Shoá, palavra que significa catástrofe no idioma hebraico e é a maneira como os judeus se referem ao Holocausto.

Para levar o assunto à sala de aula, o Porvir consultou o Centro Anne Frank Educação, iniciativa promovida no Brasil pelo Instituto Plataforma Brasil, e a Anne Frank House, organização sem fins lucrativos holandesa que administra o museu Casa de Anne Frank. Abaixo, reunimos materiais de apoio às práticas pedagógicas com base no livro. Confira:

Curso gratuito sobre a série “Diário Anne Frank”
E se Anne Frank tivesse uma câmera? Com 15 episódios, a série disponível no YouTube retrata cinco meses da vida da adolescente (de março a agosto de 1944), em forma de diário.
O curso para usos educacionais da série é gratuito, realizado de maneira on-line. Clique aqui para se inscrever.

Fonte: Porvir