Serra em grafite para todas as pessoas: um convite para o exercício da cidadania e da democracia!
Uma das coisas que mais me impressionam são as artes urbanas. No ano passado estive no Beco do Batman, na capital paulista, e pude conferir como a arte em grafite conta e reconta a história da cidade e das pessoas.
Localizado no Coração da Vila Madalena, o Beco do Batman é uma das principais atrações turísticas de São Paulo. Não tem como não se encantar com a arte em grafite. A cada gravura uma imersão de cores parece invadir a nossa alma. As fotos são muitas e inevitáveis.
O Batman já está idoso, em 2019 completou 80 anos. Mas, lá no Beco, nos sentimos como crianças, ou, pelo menos, voltamos à juventude da década de 80, com suas músicas e desenhos psicodélicos que eternizaram a arte no local. Ao inebriante Beco, pintado em arte com nome de super-herói, juntou-se o artesanato, os bares com seus drinks e uma infinidade de possibilidades da gastronomia paulista. O local recebe, diariamente, milhares de turistas brasileiros e estrangeiros.
Aqui, no Espírito Santo, mais especificamente no bairro Feu Rosa, na Serra, nós recebemos, em 2018, o Original Graffiti Espírito Santo, conhecido por Origraffes. Em 2022, aconteceu a quinta edição do Festival Internacional de Graffiti, com o Encontro Internacional de Artes Urbanas. Artistas Urbanos de várias partes do Brasil e do mundo coloriram os muros, mobilizaram a cidade, trouxeram muita alegria e transformaram o local numa galeria a céu aberto.
Pensando na magia desse poder transformador, proporcionado pela arte em grafite, a Rede Plena para o Desenvolvimento da Cidadania promove, no dia 25 de março, uma oficina denominada “Serra em Grafite para Todas as Pessoas”.
A oficina acontecerá no bairro Manoel Plaza e será liderada pelo artista plástico Maicon Douglas, integrante do Coletivo MAUS — Movimento Artístico Urbano da Serra. Ele já grafitou vários cenários em equipamentos públicos, inclusive escolas. Maicon também registrou sua arte no famoso Palermo, o barco que faz parte da tradicional Festa de São Benedito, elemento típico do folclore e das festividades religiosas que embalam o município da Serra. Agora, ele aceitou o desafio de, por meio da sua arte, promover uma reflexão sobre os ativos do município. Um convite para que os serranos se orgulhem de sua cidade e se envolvam nas discussões de inclusão e de desenvolvimento.
Não há distinção de sexo ou idade para participar. Basta ter disposição para encarar, sem preconceito, o grafite e as cores que ilustrarão elementos históricos, artísticos e naturais do município da Serra. Eles ficarão registrados em um muro residencial, para estimular os munícipes a contratarem os artistas urbanos e as diversas possibilidades de incidência desta arte.
A Rede Plena, que promove o evento, é uma união de pessoas e projetos que se dedicam à promoção da cidadania. A Rede acredita que somente com a união de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, é possível vencer a corrupção que provoca a miséria social em todas as suas mais perversas vertentes.
E foi por isso que o Projeto Serra em Cores para Todas as Pessoas foi criado: para despertar o sentimento de pertencimento à localidade e afastar o preconceito em torno das artes urbanas. Será um momento maravilhoso e oportuno para compreender como, por meio do grafite, a arte pode ser um instrumento de promoção da cidadania e fortalecimento democracia.
Está interessado? Corre lá e se inscreva pelo telefone (27) 99856-2235. Ainda dá tempo. Será uma experiência fantástica. E enquanto a oficina não chega, que tal um bom e tradicional Café Coado?
Mensagens para a coluna poderão ser encaminhadas para o e-mail colunacafécoado@gmail.com