Paleo & Arqueologia

Antigas casas medievais no Sudão revelam pinturas bíblicas e referências ao rei Davi

Descobertas arqueológicas revelam inscrições bíblicas e referências ao Rei Davi em sítio no Sudão

por Éric Moreira

Sob antigas casas da Velha Dongola, uma cidade em ruínas do Sudão, arqueólogos descobriram recentemente pinturas que representavam cenas figurativas bíblicas, além de uma cena pintada do rei Davi e inscrições sobre o monarca. As informações foram divulgadas pela Universidade de Varsóvia, na Polônia, em comunicado.

O achado foi possível graças a uma pequena abertura sob o piso de uma das casas, que dava para uma pequena câmara com paredes decoradas. Lá, havia obras que retratavam Maria, a Mãe de Deus, bem como uma cena um rei núbio, Cristo e o Arcanjo Miguel, tendo o governantes as mãos beijadas por Jesus, todos cobertos pelas asas do anjo.

Porém, curiosamente, como afirma a Revista Galileu, a cena não fica em paralelo com os antigos elementos culturais e até então conhecidos pelos núbios, com uma Virgem Maria fora dos padrões — que utiliza mantos escuros e segura uma cruz e um livro — e Jesus segurando um livro parcialmente preservado com a mão esquerda, e fazendo gesto de bênção com a direita.

Representação encontrada da Virgem Maria (Foto: Divulgação)

Escritos complexos
Atualmente, as obras arqueológicas são acompanhadas pela especialista Agata Deptuła, que qualifica os textos em grego como pertencentes à Liturgia dos Dons Pré-Santificados. Além disso, havia também uma cena principal em núbio antigo.

Segundo uma leitura inicial do pesquisador Vincent van Gerven Oei, havia ainda nas pituras diversas menções ao lendário rei Davi, além de um apelo a Deus pela proteção de Dongola — capital de Makuria, um dos estados africanos medievais mais proeminentes.

Localizado sete metros acima do solo medieval, o edifício é adjacente a um local sagrado identificado como a Grande Igreja de Jesus, provavelmente a catedral de Dongola e a igreja mais importante do reino de Makuria. Agora, os arqueólogos da Universidade de Varsóvia apresentam grande interesse nos achados, planejando retornar para as escavações ainda esse ano.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish