Poste de luz fica aceso mesmo sem energia

Os postes de iluminação da Streetleaf não precisam de fiação e forneceram luz para comunidades onde desastres derrubaram a energia

Quando o furacão Ian atingiu a Flórida (EUA), em 2022, a energia caiu em partes de North Fort Myers por cinco dias. Mas todas as noites os postes de luz se acendiam num bairro da cidade. A área — um novo empreendimento com centenas de residências em 11 quarteirões — está entre um número crescente de comunidades que possuem postes de luz que funcionam com energia solar, independente da rede elétrica.
Os postes de luz da Streetleaf não precisam de fiação porque funcionam com energia solar. Assim, as luzes ficam acesas mesmo se a energia cair na região. Os postes de luz contam com LEDs, baterias, painéis solares, sensores inteligentes e software. Uma rede mesh conecta todas as luzes para que possam ser monitoradas e levemente escurecidas (caso necessário). Objetivo da empresa é que todos os postes de luz dos EUA usem energia solar.

Eles permaneceram funcionando o tempo todo, mesmo quando a comunidade estava no escuro”, explica Liam Ryan, gerente da Streetleaf, a empresa que fabrica os postes de luz.

Uma rede mesh conecta todas as luzes para que possam ser monitoradas e levemente escurecidas caso seja necessário prolongar a vida útil da bateria em dias nublados. A startup surgiu de uma empresa de desenvolvimento que queria instalar postes solares num projeto, mas não encontrava boas opções no mercado.

Conversamos com outras empresas de luz solar e descobrimos que a maioria delas era o que chamamos de integradores — eles estão apenas comprando um painel solar, uma bateria de carro e um poste. Ninguém havia feito centenas ou milhares de instalações de uma só vez”, afirma Liam Ryan, gerente da Streetleaf.

A empresa decidiu desenvolver sua própria versão. Eles usaram: LEDs; baterias; painéis solares; sensores inteligentes (capazes de ajustar a luz com base na luz natural externa e no tráfego); software (que permite monitoramento e controle remoto).
As luzes também são projetadas para reduzir a poluição luminosa para a vida selvagem, por exemplo, pássaros migratórios e para as pessoas que vivem nas proximidades. Para postes novos, pode ser mais barato instalar luzes solares do que luzes típicas ligadas à rede elétrica. Isso porque, por meio das solares, evita-se o gasto com nova fiação. E a instalação das luzes da Streetleaf leva cerca de 15 minutos.


Como não estão conectados à rede elétrica, eles também podem funcionar diretamente com energia CC — a energia que os painéis solares produzem e normalmente precisa ser convertida antes de poder operar um aparelho. Isso tornando os postes capazes de produzir mais luz com menos energia.

O design atual é otimizado para climas ensolarados, embora com uma bateria maior possa funcionar em praticamente qualquer lugar, conforme explicou Ryan. Nos últimos anos, a startup instalou mais de 4,5 mil postes de luz. Até agora, todas as instalações foram em locais que não tinham postes.
No entanto, Ryan espera que as cidades concordem, eventualmente, em substituir os postes existentes. Com o tempo, a economia de energia pode compensar o custo.

Nosso objetivo é fazer com que todos os postes de luz dos EUA sejam movidos a energia solar”, afirma Liam Ryan.
Fonte: Olhar Digital