Biblioteca Gabriel García Márquez recebe o título mundial de melhor biblioteca pública

O espaço, localizado em Barcelona, na Espanha, desbancou concorrentes da China, Austrália e Eslovênia
Por Maria Paula Azevedo

No último dia 22, a Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA) premiou a Biblioteca Gabriel García Márquez, sediada em Barcelona, na Espanha, como o título de Biblioteca Pública do Ano. O anúncio foi feito em Roterdã, na Holanda, durante o Congresso Mundial de Bibliotecas e Instituições Bibliotecárias.
O espaço, fundado em 2022, superou concorrentes como a Biblioteca Pública Janez Vajkard Valvasor, da Eslovênia; a Biblioteca Parramatta, localizada na Austrália e a Biblioteca Leste de Xangai, encontrada na China. Além do título, a biblioteca vencedora também adquiriu US$ 5 mil para investir no aprimoramento de suas instalações.

Conforme repercutido pelo portal O Globo, a premiação analisa os espaços que melhor combinam uma arquitetura funcional, com tecnologias contemporâneas e cultura local. A biblioteca também possui um estúdio de rádio, espaços de leitura, auditório e pátios abertos para acomodar seus visitantes.
Tributo
Localizada em Sant Martí de Provençals, um bairro de Barcelona, a García Márquez recebe aproximadamente mil pessoas a cada dia. Seu nome presta homenagem ao escritor colombiano homônimo que viveu por oito anos na cidade catalã e cujas obras mais famosas incluem “O amor nos tempos de cólera” e “Cem anos de solidão”.

(Foto: Reprodução/YouTube/Biblioteques de Barcelona)
Fonte: Aventuras na História