Descansa e deixa que Eu cuido de tudo!
“Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7)
Como é bom, saber que, mesmo em meio às duras adversidades que enfrentamos diariamente, podemos reclinar nossa cabeça no travesseiro e nos deitar em paz, tendo plena convicção que temos um Deus que tem cuidado de tudo, para aquele que nEle crê. É fato que nem todos tem essa convicção, que dirá essa paz, contudo, eu te convido a entrar pela porta que te dá acesso a essa paz, ainda que o seu cenário seja de guerra!
Em João 16.33, Jesus vai nos vai dizer: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”.
Todavia, podemos entender que, estando respirando, ou seja, enquanto estivermos vivos, somos todos, sujeitos a passar por problemas em todas as áreas de nossa vida. Observa que para Deus não importa quanto tempo de evangelho eu tenha, minha idade, minha cor, meu status, minha posição social, se eu oro muito ou não, o fato é; todos, todos nós seremos afligidos, o que muda de um para o outro é condição que escolhemos passar por essas adversidades, pois, podemos estar sozinhos, ou não.
Repare que a palavra usada como base para esse texto fala exatamente de colocarmos em Deus nossa confiança, uma vez que uma de nossas emoções, a saber “ansiedade”, tenta de todas as formas tirar a nossa paz e, infelizmente, ela tem conseguido. Pois, nunca, em outros tempos, vimos tantas pessoas enfrentando doenças psicossomáticas ocasionadas pelo descontrole de nossas emoções, e a ansiedade tem sido o carro-chefe delas.
Algumas pessoas, alegam que foi devido ao processo pandêmico, contudo, eu desacredito, porque há muitos anos já se ouve falar em pessoas com crises de pânico, medo, inúmeras fobias e muitas outras doenças físicas, que surgem em pessoas saudáveis, ou seja, sem explicação aparente e, inexplicavelmente, vem afetando por completo a vida e o convívio de inúmeras pessoas. Sendo assim, eu vejo a pandemia como um estopim para o surgimento dessas doenças ao passo que, os anos vão se passando e mais e mais pessoas vão se tornando escravas de medicamentos e calmantes porque não conseguem controlar suas emoções.
Não sei se você consegue perceber, mas, o descontrole de nossas emoções tem prejudicado quase que por completo nosso convívio social. As explosões de raiva, o estresse excessivo, a tristeza além do medo descontrolado. Me chama atenção o fato de que, embora tenhamos inúmeras emoções, Jesus usa exatamente a ansiedade para exemplificar a forma de cuidado dele para conosco, justamente por ela representar a junção de todos os nossos medos! Não é surpreendente ver que a Bíblia, escrita tantos anos atrás, nos fala de coisas tão atuais e tão presentes em nosso cotidiano? Se tens perdido o controle em momentos nos quais tê-lo é fundamental, se andas ansioso demais, não hesite em pedir ajuda!
Se já pediu socorro ao médico dos médicos e ainda não obteve respostas, peça ajuda humana! Não foi à toa que Deus deu sabedoria ao homem; médicos, psicólogos, terapeutas, psicanalista, estão aí para nos ajudar. Em 1 Coríntios 6.19 a Bíblia nos diz ‘que nosso corpo e templo do Espírito Santo, e que Deus não habita em templo imundo’, sabe o quer dizer? Que devemos cuidar do nosso corpo, deixando-o limpo e em perfeitas condições de uso. Deixe a vergonha de lado e vai se cuidar, cuide de suas emoções, do seu corpo de sua mente! Não permita que suas emoções te dominem, a falta de controle emocional pode fazer com que você tome atitudes das quais poderá se arrepender para o resto de sua vida e, caso você viva muito, isso lhe servirá de martírio eterno, levando-o aos poucos a definhar!
Olha que Deus vai dizer em Mateus 6.25: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta”.
Creia em Deus, e descanse! No fim você vai perceber, que mesmo em meio às guerras, Ele estando presente, lhe será mais que o suficiente!