Política

A Semana em Brasília e no ES — Marina Silva na CPI das ONGs

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura a atuação de ONGs na Amazônia formalizou o convite para a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, comparecer ao colegiado na próxima terça-feira (21).
Por se tratar de convite, o comparecimento não é obrigatório, mas o presidente do colegiado, senador Plínio Valério (PSDB-AM), afirmou que caso ela não participe da reunião, irá apresentar um pedido de convocação.
Hoje, quem manda na Amazônia são as ONGs, bancadas por dinheiro externo, às quais a ministra Marina Silva presta contas. Ela tem muito a esclarecer à CPI”, disse o senador. Entre os pontos que o presidente pretende questionar a ministra estão “prejuízos à soberania e falta de transparência nos recursos do Fundo da Amazônia”.

Integrantes da CPI têm criticado a aplicação de recursos do Fundo Amazônia. Eles indicam que 11% do total de R$ 25 milhões recebido em 2022 foi gasto com serviços ambientais, enquanto mais de 80% foi para o pagamento de funcionários, despesas internas e consultorias. (Fonte: O Antagonista)


Condenada, filha de Fernandinho Beira-Mar recebe ‘Prêmio Responsabilidade Social’

(Foto: Reprodução)

Por Raul Holderf Nascimento
A Câmara Municipal de Duque de Caxias entregou à vereadora Fernanda Costa, filha do traficante Fernandinho Beira-Mar, o troféu e diploma ‘Responsabilidade Social 2023’. A entrega das honrarias ocorre em meio a uma batalha judicial que mira a parlamentar.
Fernanda Costa, de 34 anos, enfrenta acusações após ser condenada pelo Tribunal Regional Federal de Rondônia, em abril deste ano. A sentença refere-se à sua suposta participação na transmissão de mensagens do pai, atualmente detido, à facção criminosa Comando Vermelho. O processo permanece sob análise judicial, impulsionado por recursos apresentados pela defesa da vereadora.

O troféu, concedido em reconhecimento à ‘Responsabilidade Social 2023’, conta com os logotipos do governo estadual fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. A Associação Grupo para Todos, defensora da diversidade sexual, foi a responsável pela entrega da honraria.

A condenação não se limita à vereadora Fernanda Costa. Em abril deste ano, Fernandinho Beira-Mar e cinco de seus filhos, incluindo a parlamentar, foram considerados culpados por organização criminosa, como revelado nas investigações da Operação Epístolas, de 2017, pelo Tribunal Regional Federal de Rondônia. (Fonte: Conexão Política)


Acusações contra Israel são absurdas, diz chanceler da Alemanha

(Foto: Parlamento Europeu/Wikimedia Commons)

Em discurso nesta terça-feira (14), o chanceler (primeiro-ministro) da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou que as acusações que estão sendo feitas contra Israel são absurdas e que o país está agindo de acordo com o direito internacional ao se defender dos terroristas do Hamas.

As declarações foram uma resposta ao presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que acusou o governo israelense de ser “fascista”. “Israel é uma democracia; isso tem de ser dito muito claramente. Não há dúvida sobre isso. E enfatizaremos em todas as conversas e em todas as oportunidades que esta é a nossa visão”, disse o chanceler alemão.

Israel é um país comprometido com os direitos humanos e a lei internacional e age de acordo com eles. E é por isso que as acusações que estão sendo feitas contra Israel são absurdas. E não pode haver dúvida quanto a isso”, acrescentou Scholz.

O líder alemão seguiu a mesma linha do premiê britânico, Rishi Sunak, que na última segunda, 13, afirmou que este é um momento de “clareza moral” e que Israel “deve ser capaz de se defender contra o terror, restaurar sua segurança e trazer os reféns para casa”.
Que diferença a de Scholz e Sunak para o anão diplomático que é Lula. (Fonte: O Antagonista)


Dino promete processar “autores das mentiras” sobre relação com facção

(Foto: Tom Costa/MJSP)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta terça-feira (14), que irá processar os “autores das mentiras” que o relacionaram a Luciane Barbosa Farias, a “dama do tráfico amazonense”. Circula nas redes sociais um vídeo em que o ministro teria dito ser fã da esposa de Clemilson dos Santos Farias, líder do Comando Vermelho no Amazonas. No entanto, na gravação, Dino elogiou a comediante Virgínia Álvares, do Rio Grande do Norte.

“A mentira de hoje, continuando a canalhice de ontem, é que essa senhora do vídeo abaixo é uma criminosa com quem eu teria me reunido, o que é absolutamente falso, como afirmo desde ontem. Esses bandidos inventam essas calúnias para aglutinar gente da mesma espécie, a fim de praticar o mal”, escreveu Dino no X, antigo Twitter.

“Sim, irei processar os autores das mentiras. Aliás, fui avisado por um jornalista que a próxima ‘notícia jornalística’ é que tenho ligações com o PCC. Então, vamos resumir os delírios: 1. Eu ‘interfiro’ na Polícia Federal; 2. Eu, ao mesmo tempo, tenho ‘ligações’ com o Comando Vermelho e com o PCC. Mas não há prova de nada, rigorosamente nada, então precisa de uma reunião que não existe e de uma fraude com um vídeo. Daqui um pouco irei descobrir que sou mesmo um super-herói dos Vingadores. Além de crimes, são ridículos”, acrescentou.

Ontem, após o Estadão revelar que Luciane Barbosa Farias participou de audiências com integrantes do Ministério da Justiça na sede da pasta, Dino afirmou não ter participado das reuniões. O ministro também alterou as regras de acesso ao prédio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, determinando que os visitantes enviem nome e CPF com antecedência mínima de 48 horas antes de qualquer audiência. (Fonte: O Antagonista)


Confederação israelita diz que declaração de Lula é “perigosa”

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por Otávio Augusto
A Confederação Israelita do Brasil (Conib) rebateu declarações de Lula, que tem equiparado as ações de Israel às do grupo terrorista Hamas. Segundo a representação máxima da comunidade israelita no País, a comparação é equivocada e perigosa.

Desde o começo dessa trágica guerra, provocada pelo mais terrível massacre contra judeus desde o Holocausto, Israel vem fazendo esforços visíveis e comprovados para poupar civis palestinos, pedindo que eles se desloquem para áreas mais seguras, criando corredores humanitários, avisando a população da iminência de ataques”, destaca a Conib, em nota oficial.

Para a Confederação, o Hamas “se esconde cínica e covardemente” atrás das mulheres e crianças de Gaza.

A morte desses civis palestinos é uma arma importante da estratégia do Hamas, uma estratégia que o próprio grupo terrorista reconhece que pratica”, frisa. A Conib conclui: “Além de equivocadas e injustas, falas como essa do presidente da República são também perigosas. Estimulam entre seus muitos seguidores uma visão distorcida e radicalizada do conflito, no momento em que os próprios órgãos de segurança do governo brasileiro atuam com competência para prender rede terrorista que planejava atentados contra judeus no Brasil. A comunidade judaica brasileira espera equilíbrio das nossas autoridades e uma atuação serena que não importe ao Brasil o terrível conflito no Oriente Médio”.

Entenda
Lula afirmou, durante a sanção do projeto de lei que atualiza a Lei de Cotas, na segunda-feira (13), que as Forças de Defesa de Israel “estão matando inocentes sem nenhum critério”.

A solução do Estado de Israel é tão grave quanto foi a do Hamas, porque eles estão matando inocentes sem nenhum critério. Joga bomba onde tem criança, onde tem hospital, a pretexto de que é um terrorista está lá, não tem explicação”, comentou.

Lula também insinuou que faltou “boa vontade” de Israel para liberar os brasileiros que estavam tentando sair de Gaza desde o início da reação israelense aos ataques do Hamas. Na terça-feira (14), o governo do brasileiro acusou os israelenses de terrorismo. (Fonte: O Antagonista)


Em live, Lula mente sobre a prova do Enem e infla números da fome

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cometeu alguns erros, nesta terça-feira (14), durante transmissão ao vivo do Conversa com o presidente. Uma das falas controversas foi sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O petista declarou que este ano não houve intercorrências com a prova e que o exame “foi feito sem nenhum problema”. Mas, isso não é verdade.

A Polícia Federal (PF) apura o vazamento de imagens da prova nas redes sociais. No dia 5 de novembro, a primeira parte da prova e fotos dos cadernos de questões passaram a circular nas redes assim que se iniciou a prova. Foi o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) quem acionou a PF para investigar o caso. A investigação conseguiu encontrar oito pessoas em vários estados que teriam compartilhado imagens da prova.
Além disso, outra intercorrência do Enem 2023 foi o teor de três questões que criticam o agronegócio brasileiro. Por causa dessas perguntas, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que possui 347 congressistas, quer que os itens sejam anulados e que o ministro da Educação, Camilo Santana, preste esclarecimentos em audiências na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Fome no mundo
Em outra parte da transmissão, enquanto criticava as ações de Israel contra o grupo terrorista Hamas, Lula falou dos gastos com a guerra e disse que há 735 milhões de crianças com fome no mundo. “Quanto dinheiro jogado fora, quanto dinheiro gasto numa guerra quando nós temos 735 milhões de crianças passando fome no mundo”, falou o petista.
O número, porém, não é verdadeiro. Os 735 milhões são pessoas em situação de pobreza extrema que sofrem com a fome em todos os países, não apenas crianças como o petista afirmou. (Fonte: Pleno.News)


Votamos o apocalipse do Brasil, diz Magno Malta sobre tributária

O plenário do Senado aprovou o requerimento de urgência da análise do ofício do Supremo que afastou o senador Aécio Neves, mas a votação do mérito ficou para terça-feira (2 (Foto: Sérgio Lima/Poder360)

O senador Magno Malta (PL-ES) afirmou que o Senado votou “o apocalipse do Brasil”, em referência à aprovação em 2 turnos da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma tributária na quarta-feira (8). O placar da PEC 45 de 2019 no 1º e 2º turno foi de 53 votos a favor e 24 contra.

A chamada reforma tributária é um compêndio comunista, que tem ligações com todas as pautas do Ministério da Saúde, do Ministério da Justiça e com todas as sandices que são ditas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, que defende o tráfico e sua pluralidade”, disse.

As falas do congressista foram em sessão solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Malta acompanhou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que recebeu duas homenagens na Casa, na sexta-feira (10). O senador disse que congressistas que “se diziam de oposição” ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os quais se elegeram pelo lema “Deus, pátria e família”, votaram a favor da tributária. “Essa oposição [ao governo] que o povo tanto sonhava no Senado, votou a favor […] Por puro interesse pessoal, a fim de ganhar cargo”, afirmou. Magno Malta também falou que, com a aprovação da reforma tributária, o “cerco ideológico se fechou”. “Criaram o chamado Conselho Federativo, em que todo dinheiro arrecadado pelos municípios, desde o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana [IPTU], vai para Brasília. E aí, quem for amigo do rei, ganha uma barra de ouro. Quem não for, ganha uma cesta básica”, disse. Além disso, o congressista afirmou que “o poder central comunista poderá controlar a todos” por meio da PEC e que “o povo viverá como Cuba. Haverá uma casta privilegiada, a da esquerda”. Em seu discurso, Bolsonaro também criticou a aprovação da tributária e o governo de Lula. Disse que senadores os quais “se elegeram de verde e amarelo” votaram com o PT. Entre aliados do ex-presidente, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) votou a favor do texto, segundo ele, “por coerência”. O presidente do PP nacional e ex-ministro da Casa Civil durante a gestão Bolsonaro é um dos críticos mais acerbos do governo Lula, mas, na prática, não causa problemas ao Planalto. (Fonte: Poder360).

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish