Meio ambiente

A jaguatirica está prestes a retornar ao Texas

Repovoamento histórico está em andamento para salvá-la da extinção

Por Francesca Capozzi

Entre os gatos selvagens distribuídos nos Estados Unidos há um que já foi o símbolo do Texas, Louisiana e Arizona: a jaguatirica ou leopardo americano Leopardus pardalis. Hoje a jaguatirica quase desapareceu da paisagem meridional e associações e instituições tudo fazem para salvar os últimos exemplares do Texas de um destino que parece já escrito pelo ser humano.
A população deste felino sofreu um declínio drástico ao longo dos anos devido à caça excessiva e à fragmentação do habitat. Em 1982, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA classificou a espécie como ameaçada de extinção, incluindo-a na Lei de Espécies Ameaçadas (ESA).
Atualmente existem menos de 100 jaguatiricas ainda povoando as regiões do Texas, onde a espécie luta pela sobrevivência apesar da endogamia e de uma alta taxa de mortalidade devido a colisões com veículos. Por esta razão, várias agências governamentais, universidades, organizações e centros de pesquisa — incluindo o US Fish & Wildlife Service, a Duquense University e a Predator Conservation, uniram forças para reintroduzir a jaguatirica na natureza com um projeto de repovoamento da espécie chamado Recover Texas Ocelots.

Todos disponibilizaram suas habilidades para a conservação da jaguatirica. Hoje, as jaguatiricas restantes vivem em fazendas privadas no sul do Texas e no Refúgio Nacional de Vida Selvagem Laguna Atascosa. A coexistência com os agricultores é pacífica, pois estes gatos raramente atacam o gado, atacando pequenos roedores e pássaros. Os proprietários de terras estão também a contribuir através de um acordo Safe Harbor, uma colaboração voluntária para recolher dados sobre jaguatiricas que vagueiam localmente e restaurar o seu território.

As iniciativas incluem a recuperação da espécie por meio da reintrodução de uma nova população, monitoramento dos grupos, manejo de habitat e pesquisas genéticas da jaguatirica americana. O objetivo é levar a população de jaguatiricas do Texas para pelo menos 200 indivíduos ao longo de 10 anos.

O compromisso está todo aí. No verão, o Caesar Kleberg Wildlife Research Institute (CKWRI) da Texas A&M University-Kingsville, que estuda jaguatiricas há quatro décadas, recebeu financiamento para suas atividades de estudo e proteção para o felino. A esperança é ver em breve mais jaguatiricas na natureza e celebrar os esforços para proteger esta espécie vulnerável.

Fonte: GreenMe

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish