Bem-estar

Por que as mulheres têm mais dores de cabeça que os homens?

Não é mito! Estudos apontam que mulheres realmente sofrem mais com dores de cabeça que homens; saiba os motivos

Por Bárbara Giovani

Não é apenas impressão: estudos indicam que mulheres sofrem mais com dores de cabeça que os homens. Inclusive, em uma pesquisa recente, mulheres se mostraram quase três vezes mais propensas do que os homens a relatar enxaquecas que incomodam muito. Além das enxaquecas, que atingem um lado da cabeça em uma pulsação intensa, as mulheres também têm 1,5 vez mais tendência a ter dores de cabeça tensionais do que os homens. De acordo com pesquisadores, há muitos fatores que contribuem para esse quadro.
Há diversos motivos plausíveis que especialistas apontam como gatilhos para dores de cabeça mais constantes e graves em mulheres. Um deles é o fato de que as mulheres sobrepõem funções de trabalho, obrigações sociais e familiares, de modo que tendem a relatar mais estresse. Além disso, as mulheres também costumam ter mais dificuldades para dormir do que os homens. Em geral, a falta de sono causa fadiga, que pode desencadear enxaqueca.
No entanto, para mais da metade das mulheres com enxaqueca, o momento da dor está conectado com o fluxo hormonal de seu ciclo menstrual. Não à toa, antes da puberdade, meninos e meninas têm igual probabilidade de experimentar esse incômodo. Já quando a adolescência chega junto com as mudanças hormonais, as dores de cabeça por enxaqueca se tornam muito mais comuns entre as mulheres. De acordo com especialistas, o estrogênio tem um papel importante nesse quadro.

Hormônio feminino produzido pelos ovários, ele também exerce funções importantes no cérebro. Ao final da menstruação, quando seus níveis no organismo caem, costuma ser o momento crítico de dor para mulheres que têm enxaqueca.

Um estudo de 2016 reforçou a relação do estrogênio com as dores de cabeça no ciclo menstrual. Em geral, a pesquisa indicou que as mulheres que têm enxaqueca tendem a ter quedas mais acentuadas deste hormônio. Em outros momentos do ciclo reprodutivo feminino, como durante a gravidez e após a menopausa, os níveis de estrogênio também tendem a flutuar. Dessa forma, também pode provocar as incômodas dores.

Contudo, especialistas alegam que ainda não está claro por que o hormônio desencadeia a enxaqueca. E os homens? Em geral, estudos indicam que os homens prevalecem entre as queixas de um tipo específico de dor de cabeça, chamado salva. Elas consistem em incômodas raros, mas extremamente dolorosos, que afetam apenas um lado da cabeça.

Geralmente, a dor de cabeça salva surge diariamente ao longo de várias semanas. Embora não exista uma explicação clara para isso, especialistas sugerem que há uma relação do problema com os hábitos de fumar e beber. As dores são mais comuns em pessoas que bebem e fumam muito — comportamentos que são mais intensos entre os homens.

Fonte: Giz Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish