Aeroporto na Itália terá vinhedo no telhado
As uvas cultivadas localmente serão transformadas em vinho
Por Marcia Sousa
No país do vinho, um importante aeroporto ganhará cachos de uva em seu telhado. É o Aeroporto Firenze-Peretola, em reforma na cidade de Florença, que em breve recepcionará os turistas com um vinhedo de 7,7 hectares.
Serão 38 fileiras de vinhedos produtivos que crescerão no telhado do edifício, proporcionando excelentes características de isolamento térmico que contribuem para a classificação de sustentabilidade LEED Platinum do edifício. O cultivo será sustentado por estruturas lineares de concreto pré-moldado. Entre cada uma dessas estruturas inclinadas e elevadas, serão instaladas claraboias para inundar o interior com luz natural.
O vinhedo no telhado integra a reforma do terminal de voos internacionais do aeroporto. A ideia é homenagear Florença como o “coração da famosa região vinícola italiana” — a Toscana, segundo o estúdio de design Rafael Viñoly Architects, responsável pelo projeto e implementação do trabalho.
Os vinhedos serão cultivados e colhidos por um dos principais vinicultores da região e o vinho será elaborado e envelhecido no local, em adegas especializadas.
Esta enorme superfície, que esconde o terminal do aeroporto quando visto do Duomo de Brunelleschi e de outros pontos de vista proeminentes da cidade, servirá não só como um novo marco para o futuro sustentável da cidade, mas também como um símbolo das tradições, da história e do espírito inovador”, afirma o estúdio de design.
Toda a superfície do terminal terá 50 mil metros quadrados com capacidade para receber mais de 5,9 milhões de passageiros por ano. O novo terminal ainda será interligado por opções de transporte multimodal, incluindo um novo sistema ferroviário rápido para realizar a conexão entre o aeroporto à cidade. A pista do aeroporto também passará por reformas, sendo desviada 90 graus, uma vez que atualmente é curta e próxima a colinas que limitam a sua operacionalidade.
Por baixo das vinhas, o projeto do terminal inclui uma grande praça, que, segundo os arquitetos, ajudará a facilitar a circulação dos passageiros. Os aeroportos são muitas vezes locais confusos para se movimentar, a ideia é melhorar a experiência dos passageiros, criando um fluxo claro onde seja possível manter uma conexão visual com o local para onde estão indo.
Os passageiros que chegam, por exemplo, podem ver as saídas do terminal para a ‘Piazza’ a partir do momento em que pisam na passarela, e a distância que precisam percorrer antes de chegar ao grande espaço público e suas opções transporte foram comprimidas tanto quanto possível”, garante o escritório.
O projeto está programado para ser concluído até 2035, sendo que a primeira fase será concluída até 2026.
Fonte: CicloVivo