Bem-estar

Tai Chi Chuan tem impacto positivo na saúde cardiovascular

Estudo mostra que a arte marcial chinesa traz mais benefícios no controle da pressão arterial do que exercícios aeróbicos

Por Natasha Olsen

Originário da China, o Tai Chi Chuan é uma arte marcial famosa pela lentidão e exatidão dos seus movimentos, motivo pelo qual a prática também é considerada uma meditação em movimento. Com praticantes em todo o mundo, esta modalidade se mostrou eficiente para controlar problemas cardiovasculares, em especial os relacionados à hipertensão.
Um estudo recente da Academia Chinesa de Ciências Médicas Chinesas (CACMS) comparou a eficácia do Tai Chi Chuan e de exercícios aeróbicos no controle da pré-hipertensão — estágio em que ações de tratamento precoces são muito importantes. O estudo incluiu 349 voluntários com idades entre 18 e 65 anos que foram alocados aleatoriamente em grupos com a prática de tai chi ou exercícios aeróbicos. Ambos os grupos participaram de quatro sessões supervisionadas de 60 minutos por semana durante doze meses.

O grupo de tai chi praticou tai chi no estilo Yang, que enfatiza movimentos lentos e controlados, enquanto o grupo de exercícios aeróbicos fez exercícios como subir escadas, correr, caminhar rápido e andar de bicicleta. A pressão arterial foi medida no início do estudo, seis meses e doze meses.

Após um ano de esforço concentrado, os resultados foram impressionantes. O grupo de tai chi apresentou uma redução muito maior na pressão arterial sistólica (PAS) do que o grupo de exercícios aeróbicos. A alteração média na PAS de consultório para participantes de tai chi foi de -7,01 mmHg, superior aos -4,61 mmHg no grupo de atividade aeróbica. Além disso, o grupo de tai chi observou maiores reduções na PAS ambulatorial de 24 horas e noturna.

Na conclusão do estudo, 21,8% do grupo de tai chi tinha pressão arterial normal sem medicamentos, em comparação com 15,6% no grupo de exercícios aeróbicos. A incidência de hipertensão foi consideravelmente menor no grupo do tai chi (12,0% versus 17,7%).

Os pesquisadores acreditam que o sucesso do tai chi no controle da pressão arterial se deve ao seu efeito no sistema nervoso simpático, que reduz a excitabilidade e induz um efeito calmante. Esta técnica milenar, caracterizada por movimentos suaves e foco mental, emergiu como um valioso aliado na saúde cardiovascular.

As descobertas do estudo têm implicações importantes para a saúde pública, destacando o tai chi como uma estratégia eficaz para reduzir doenças cardiovasculares em indivíduos pré-hipertensos. O uso do Tai Chi Chuan pode ser um aliado no tratamento da pré-hipertensão. A prática pode ser realizada sem o uso de muitos equipamentos e por pessoas de diferentes idades e condições físicas, o que a torna acessível do ponto de vista econômico e social.

Segundo os pesquisadores, a integração do tai chi em medidas preventivas de saúde pode abrir caminho para um futuro mais saudável, no qual as pessoas tenham o poder de tomar medidas proativas para proteger a saúde do seu coração.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish