Conexão Cidade — A retomada turística (e residencial) de Jacaraípe
Por Wylson Zon Filho
A estância de Jacaraípe não passava de uma pequena vila pesqueira até meados da década de 60. Na década de 70 e 80, quando falávamos em destino turístico e férias de verão no ES, tínhamos como lembrança as praias de Jacaraípe e os bailes de Carnaval no Clube Riviera, dividindo com Guarapari a atenção de turistas de Minas Gerais e interior do estado.
O balneário se projetou nacionalmente na década de 90 ao revelar seu potencial para sediar importantes etapas de campeonatos de surfe e bodyboarding, revelando talentos nestas modalidades esportivas, mas seu crescimento segue com uma ocupação desordenada, em parte, pelo aumento do potencial econômico do município da Serra e a existência de grandes áreas desocupadas.
No século 21, Jacaraípe teve recuperado parte da estrutura de seu litoral, possuindo uma orla organizada e limpa, passando a atrair a chegada de empreendimentos residenciais e comerciais, ampliando assim a demanda e oferta de serviços mais qualificados.
Hoje, Jacaraípe é reconhecida pelo mercado imobiliário como uma região na Serra com grande potencial de atração de empreendimentos residenciais para atender um público de médio/alto padrão, que busca uma região de praias com infraestrutura urbana adequada.
O cenário de Jacaraípe, dominado por suas praias de águas cristalinas, convida tanto surfistas em busca das ondas perfeitas quanto famílias procurando um refúgio tranquilo à beira-mar. Investimentos em infraestrutura turística se faz necessário, como a revitalização de áreas de lazer, melhorias nas acomodações, bares e restaurantes qualificados, além da implementação de sinalizações turísticas e informativas, podem tornar a visita ao balneário ainda mais agradável e acessível.
A comunidade e o comércio local estão ansiando por uma retomada e pronta para compartilhar a autenticidade e a hospitalidade capixaba, com a chegada de um número crescente de visitantes de todo o Brasil e até do exterior, fazendo de cada estadia uma experiência única.
A retomada turística deve vir acompanhada de iniciativas locais que visam não apenas impulsionar a economia, mas promover uma das joias escondidas do Espírito Santo, tornando o Balneário de Jacaraípe um destino desejado nos programas de viagens daqueles que buscam lugares com encantos naturais e uma atmosfera acolhedora, assegurando assim, um crescimento urbano e imobiliário qualificado com sustentabilidade ambiental.
O balneário também se destaca pela sua gastronomia, com restaurantes que oferecem pratos típicos da culinária capixaba. Mas, acima de tudo, o que realmente define Jacaraípe é a sua gente, comunidade acolhedora que recebe a todos de braços abertos, perpetuando a doçura e a força que caracterizam este belo balneário.
Wylson Zon Filho
Desenvolvedor Imobiliário, Rotariano e corredor praticante